Ford GT faz primeiros testes para as 24 Horas de Le Mans
“Cinquenta anos atrás, o duelo entre a Ford e a Ferrari na pista de Le Mans ficou marcado como um dos momentos mais lendários da história do automobilismo”, diz Bill Ford, presidente do Conselho da Ford. “Agora, mais uma vez, todos os olhos estarão voltados para esta corrida lendária em que a Ford retorna ao topo das corridas de resistência.”
O novo Ford GT de corrida é equipado com motor V6 EcoBoost de mais de 600 cv, carroceria em fibra de carbono, aerodinâmica ativa, suspensão ajustável e painel totalmente digital e configurável, integrado a mais de 50 diferentes sensores (ver detalhes no infográfico anexo). Baseado no novo supercarro de produção da marca, ele foi construído para desafiar competidores como a Ferrari, Corvette, Porsche e Aston Martin na prova mais dura de velocidade, resistência e eficiência do automobilismo mundial.
“Desde o início, desenvolvemos o novo Ford GT Ford para voltar ao mundo das corridas de resistência”, diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. “Estamos satisfeitos com o progresso feito até agora, incluindo a vitória em Laguna Seca e o segundo lugar em Spa. E queremos avançar ainda mais na capacidade desse GT de nova geração em Le Mans.”
Na ponta
Este ano, a escuderia Ford Chip Ganassi Racing corre com dois Ford GTs no Campeonato Mundial de Endurance da FIA e dois no Campeonato Weather Tech SportsCar (IMSA). A equipe do mundial, já na segunda corrida, chegou em segundo lugar em Spa Francorchamps, na Bélgica, e vai para Le Mans como vice-líder na classificação de marcas e pilotos, com os carros número 66 e 67.
A equipe do IMSA já fez quatro corridas na temporada e conquistou a primeira vitória do Ford GT em Laguna Seca, nos EUA. Com esse resultado, assumiu o terceiro lugar na classificação. Em Le Mans, ela corre com os carros número 68 e 69 – comemorando as vitórias da Ford no circuito em 1966, 1967, 1968 e 1969.