Bird Clemente em Antonina
Bird é considerado um dos cinco melhores pilotos de carros de corrida do mundo e a sua presença naquele evento já tradicional deverá atrair a Antonina legião de admiradores, fans e antigomobilistas que acompanharam sua carreira vitoriosa em pistas do Brasil e do exterior sobretudo nas décadas de 1960/70. Nos seus tempos áureos competiu pelas equipes de fábrica da DKW Vemag e Willys. Saudosa lembrança da sua presença em Curitiba naquela época está ligada ao dia em que venceu, pilotando uma Berlineta Interlagos e competindo com veículos de mais potência, incluindo as famosa “carreteras” com motores V8 como a do piloto curitibano Altair Barranco, a prova Subida da Montanha, disputada ao longo da Estrada da Graciosa/Serra do Mar, entre as localidades de Porto de Cima e Alto da Serra.
Teve o privilégio de receber, das mãos do penta-campeão mundial de automobilismo de competição – argentino Juan Manuel Fangio – o prêmio Victor, que valorizava o trabalho de jovens talentos.
Enfim, rara oportunidade para que antigomobilistas, de 8 a 80 anos de idade, vivenciem, de perto, um dos pilotos brasileiros mais famosos no início da indústria automobilística nacional. Não percam!
Na foto que estampamos nesta matéria, momento em que Bird Clemente e Fangio trocavam cumprimentos, em 1965. (Ari Moro).