Nissan revela o Kicks, novo crossover compacto
A versão final de produção do Nissan Kicks manteve o mesmo design conceitual do Kicks Concept, visto pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo de 2014. Com estilo marcante, o novo crossover foi feito para os moradores de grandes cidades, que levam uma vida agitada e têm de encarar todos os desafios da selva urbana. Para satisfazer a demanda inicial do mercado brasileiro, o Kicks será produzido na fábrica da Nissan em Aguascalientes, no México, que é considerada uma referência para a companhia. A produção passará para o Complexo Industrial da Nissan em Resende, no Rio de Janeiro, que contou com um investimento de R$ 750 milhões (US$ 192 milhões) para receber o projeto Kicks, ainda no ano fiscal de 2016.
Entre os itens design consagrados da Nissan estão a grade frontal “V-motion”, farois dianteiros e traseiros em formato de bumerangue e o teto flutuante que dá a impressão de estender o para-brisa até o fim dos vidros laterais. O desenvolvimento do veículo foi fundamentado na performance aerodinâmica, contribuindo não apenas para a dinâmica como também para maior conforto, pois diminui os ruídos provocados pelo vento.
Do lado de dentro, o design futurístico e sofisticado da cabine combina detalhes inovadores feitos especialmente para os consumidores ávidos por tecnologia. O interior mantém a promessa de oferecer o melhor espaço para os passageiros na categoria – mesmo com uma linha de teto que remete a um cupê – assim como uma das maiores capacidades de carga do segmento. Os ocupantes dos bancos dianteiros se deparam com o design do painel ao mesmo tempo simples e elegante, ao estilo Nissan. Chamado de Gliding Wing (ou asa planadora), o item coloca em destaque a tela colorida de 7 polegadas, cuja posição centralizada oferece uma série de sistemas de informação, entretenimento e conexão para smartphones.
Entre as tecnologias oferecidas pelo Nissan Kicks destacam-se o Around View Monitor (monitor com visão 360°) e o Moving Object Detection (detecção de objetos em movimento), que se utilizam de quatro câmeras integradas para exibir uma visão total do carro e alertar ao condutor no caso de qualquer perigo que tenha passado despercebido.
Já a pegada esportiva do veículo é acentuada pela direção do tipo “flat bottom”, na qual a extremidade inferior é reta e não curva. A altura da carroceria ao estilo de um crossover proporciona campo de visão mais elevado, dando ao condutor maior controle sobre o trajeto. O Nissan Kicks estará à venda no mercado brasileiro, o primeiro em todo o mundo a recebê-lo, a partir de agosto. O modelo também será vendido em outros países latino-americanos ainda em 2016, sendo posteriormente comercializado em outras partes do mundo, totalizando 80 mercados. Todos os detalhes de preços, especificações técnicas e versões serão anunciados em data próxima ao lançamento.