Inventor cria cinzeiro externo para motoristas
“Sou fumante e sempre que fumava no carro, ao apagar a bituca e deixar o cinzeiro dentro do carro, o veículo ficava com um cheiro insuportável. É tão insuportável, que muitos jogam a bituca na rua. Eu fazia isso, mas me incomodava demais, pois além de fumante, eu era um ‘porco’”, ri André. “Um dia tive o insight para um cinzeiro externo e gostei tanto que nem consegui dormir, fiz na mesma noite um protótipo com caixa de papelão e no dia seguinte procurei a ANI”, lembra o inventor.
O “EcoAshes” é composto por uma caixa que será fixada sob o retrovisor, por meio de uma tampa o usuário poderá descartar a bituca – com a tampa fechada, automaticamente o cigarro irá apagar pela ausência de ar no interior da caixa. Dentro do acessório haverá uma caixa refil que receberá os cigarros e poderá ser descartada.
Além de fumantes, o inventor aposta no público que, para não sujar a via pública, conserva papéis de bala, palitos de sorvete, etc. no veículo como potenciais interessados no seu cinzeiro externo.
André já obteve a patente do “EcoAshes” junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e atualmente procura investidores para comercialização do produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.