Goodyear faz checklist para garantir segurança no trânsito
Frequentemente somos surpreendidos por situações que podem prejudicar o nosso desempenho ao volante, tornando maior a possibilidade de um acidente de trânsito. E não são poucos os itens com que devemos nos preocupar: luz, clima, aquaplanagem, via, trânsito, veículo e, claro, nossas próprias condições físicas e mentais. Veja como agir para evitar essas condições adversas comuns:
- Condições adversas de luz
O excesso de claridade pode causar o ofuscamento e a falta de luz ocasiona a penumbra, podendo provocar condições favoráveis a um acidente. Portanto, em vias iluminadas, use farol baixo. À noite, ao perceber um veículo no sentido contrário, seja o primeiro a baixar o farol.
Nas rodovias, use sempre faróis acesos em luz baixa, independentemente da hora do dia. Assim você será visto com mais facilidade.
- Condições adversas do clima
Estão ligadas às condições atmosféricas: frio, calor, vento, chuva, granizo e neblina. Assim, devem ser tomadas medidas de segurança, como reduzir a marcha, acender o farol baixo e, se o tempo estiver ruim, parar em um lugar seguro e esperar que as condições melhorem.
- Aquaplanagem ou hidroplanagem
É a falta de aderência dos pneus à via. Ocorre em consequência da formação de uma camada de água entre a pista e os pneus do veículo, levando o condutor à perda de controle do automóvel.
Entre os fatores que causam a aquaplanagem estão a grande quantidade de água na pista, pneus lisos, com ausência de sulcos e alta velocidade. Se o veículo aquaplanar, o motorista deve desacelerar suavemente segurando o volante com firmeza, fazendo o máximo possível para manter o veículo em linha reta. Ele não deve frear bruscamente e nem movimentar a direção de forma abrupta.
- Condições adversas da via
Antes de iniciar um percurso, seja curto ou longo, o motorista deve procurar informações sobre as condições das vias que vai percorrer para planejar melhor seu itinerário, assim como o tempo que vai precisar para chegar ao destino desejado.
De acordo com cada situação, o condutor deve, como medida preventiva, controlar a velocidade e redobrar a atenção, evitando ser surpreendido e se envolver em um acidente.
- Condições adversas do trânsito
Envolvem a presença de outros usuários na via, interferindo no comportamento do condutor. Em determinados locais – área central, área escolar, órgãos públicos, paradas de ônibus – e também nos horários de pico – entrada e saída de trabalhadores e estudantes –, o número de veículos é maior. O condutor defensivo deve obedecer à sinalização existente com atenção redobrada. Sempre que possível, evite esses locais e horários.
- Condições adversas do veículo
Antes de sair com seu veículo, o condutor deve ter certeza de que a manutenção do carro está em dia e verificar se ele está em condições de circulação. Os defeitos mais comuns que podem causar acidentes são:
- Pneus gastos;
- Freios desregulados;
- Lâmpadas queimadas;
- Limpadores de para-brisa com defeito;
- Falta de buzina;
- Espelho retrovisor deficiente.
- Condições adversas do motorista
Finalmente, mas não menos importante, é preciso considerar o estado do condutor. Isto é, se ele está física e mentalmente em condições de dirigir um veículo.