Nova geração do Audi A4 chega ao Brasil
Uma das prioridades no projeto do novo modelo foi a diminuição de emissões de CO2, registrando apenas 109 g/km. Todas as tecnologias empregadas estão focadas na redução da resistência ao movimento. Em relação ao consumo, o sedã recebeu nota A do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), com 11 km/l aferidos na cidade e 14,3 km/l na estrada. O bom desempenho foi conquistado graças à combinação de tecnologias como o Audi Valvelift System, o sistema Start-stop e o motor com métodos de combustão recentemente desenvolvidos.
O novo A4 também tem o menor coeficiente de arrasto (Cx) da sua classe – 0,23. Os sistemas de assistência ao motorista e de infotainment são de altíssima qualidade. Uma nova geração de motores TFSI de quatro cilindros estabelece referências em termos de consumo de combustível, emissões e desempenho para motores a gasolina com quatro cilindros.
ACC com Traffic Jam Assist
Uma das principais tecnologias presentes no novo A4 é o ACC (Adaptive Cruise Control) com o Traffic Jam Assist, que pode assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito está congestionado. O sistema utiliza sensores de radares e de ultrassom combinados a uma câmera frontal para conduzir o carro, ajustando a direção e controlando a velocidade de acordo com o tráfego ao redor. Posteriormente o sistema será oferecido como opcional.
Poderoso: o 2.0 TFSI ultra
O motor 2.0 TFSI ultra, com 1.984 cm³ de cilindrada, equipa a versão de lançamento no Brasil do novo A4. Seus principais refinamentos técnicos são o coletor de exaustão integrado ao cabeçote, o modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, o Audi Valvelift System (AVS – sistema de levantamento de válvulas), a válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de combustível. Sob carga parcial, a injeção indireta no coletor de admissão suplementa a injeção direta FSI. O 2.0 TFSI entrega 190 cv de potência e torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm. Isto leva a um desempenho poderoso: aceleração de 0 a 100 km/h feita em 7,3 segundos e velocidade máxima de 240 km/h.
Novo método de combustão com menor fase de compressão e fase de expansão mais longa, assim como maior taxa de compressão, foi projetado especialmente para solicitações parciais, em que as válvulas de admissão fecham muito mais cedo que o usual. Juntamente com a pressão aumentada no coletor de entrada, essa característica reduz as perdas de aceleração durante a aspiração.