M-Benz alcança marco histórico com a Sprinter
Líder no mundo
A van Sprinter é um dos veículos comerciais de maior sucesso de todos os tempos e uma campeã de vendas do portfólio de produtos da Daimler. Depois de um ano de recorde em 2015, ela teve um início de 2016 igualmente promissor, conseguindo se colocar como líder de mercado em numerosos países, incluindo a Alemanha, China, África do Sul e Argentina. Atualmente, os mercados mais importantes para a Sprinter concentram-se na Europa Ocidental, que soma 55% das vendas. Os EUA vêm a seguir, seguidos pela Alemanha. No ano passado, a Mercedes-Benz entregou por volta de 28.600 unidades aos clientes desse mercado – 11% a mais do que no ano anterior, com 25.800 unidades.
No mercado brasileiro, a Mercedes-Benz tem contribuído para a expansão mundial dos negócios da Divisão Vans do Grupo Daimler. A Empresa registrou aumento de participação de mercado em 2015, chegando a 24,5% de market share, o que significa 3 pontos a mais frente aos 21,6% do ano anterior. Desde a sua chegada no País, no ano de 1997, cerca de 120.000 unidades da Sprinter já foram comercializadas.
Expansão da rede mundial
A Sprinter é produzida em seis plantas do Grupo Daimler pelo mundo: em Düsseldorf e em Ludwigsfelde, na Alemanha; em Charleston, no Estado da Carolina do Sul, nos EUA; Além da fábrica localizada na capital da Argentina, Buenos Aires, que fornece os veículos para o mercado brasileiro. A Companhia também tem estrutura dentro da joint-venture Fujian Benz Automotive Co., Ltd., em Fuzhou, na China. A Mercedes-Benz Sprinter Classic é produzida pela parceira russa GAZ em Nizhny Nowgorod, a 100 km de Moscou. Para maior rapidez na adequação da Sprinter da próxima geração a seus clientes da América do Norte, a Mercedes-Benz Vans deverá construir uma nova fábrica em Charleston. Para tanto, a Divisão investirá cerca de meio bilhão de dólares americanos no desenvolvimento da nova planta nos próximos anos.
A Sprinter da próxima geração continuará sendo produzida na Alemanha, nas plantas de Düsseldorf e Ludwigsfelde. Para tanto, a Divisão Vans da Daimler investirá 450 milhões de Euros na modernização de ambas as fábricas alemãs. Além disso, a unidade de Düsseldorf desempenhará um papel mais central na rede de produção global da Divisão, como centro de competência mundial para a produção da Sprinter. As versões Sprinter chassis (para carroçarias do tipo baú, por exemplo) e a Sprinter plataforma (para implementação de motorhomes, microônibus e outros) continuarão a ser produzidas na planta de Ludwigsfelde, que celebrou seu 25º aniversário no início de fevereiro de 2016.