Porsche Macan ganha motor 4 cilindros turboalimentado
O motor de dois litros turboalimentado do Macan desenvolve 185 kW (252 cv) entre 5.000 e 6.800 rpm e vem acompanhado de série por uma transmissão PDK de sete velocidades com dupla embreagem, como ocorre em todos os modelos do Macan. O resultado é que o utilitário esportivo tem uma impressionante aceleração: é capaz de atingir 100 km/h em 6,7 segundos. Se for equipado com o pacote opcional Sport Chrono, o tempo é reduzido para 6,5 segundos. A velocidade máxima é 229 km/h.
Em termos de consumo, o Macan mostra ser muito eficiente: dependendo da combinação de rodas e pneus com que é equipado, consome entre 7,4 l/100 km e 7,2 l/100 km, segundo os padrões NEDC.
Quatro cilindros esportivo
O motor de quatro cilindros em linha é projetado para ser especialmente esportivo e eficiente: ele opera com pressão de sobrealimentação de até dois bar e conta com resfriamento do ar de alimentação, injeção direta de gasolina e comando de válvulas variável. O VarioCam Plus adapta continuamente os eixos de comando das válvulas de admissão e exaustão e também controla a elevação das válvulas de escape. Seus poderosos 370 Nm de torque, por exemplo, estão disponíveis entre 1.600 rpm e 4.500 rpm e permitem rápidas manobras de ultrapassagem.
Como é típico de todos os modelos Porsche, o Macan é capaz de converter a força de seu motor numa dinâmica de condução excepcionalmente esportiva. Isto é garantido pelo sistema ativo Porsche Traction Management (PTM) de gerenciamento da tração nas quatro rodas de série, trabalhando junto com uma ágil suspensão e uma direção extremamente precisa. Um sistema de suspensão a ar com controle de nivelamento, incluindo o PASM (Porsche Active Suspension Management – gerenciamento ativo da suspensão) com amortecedores adaptativos é disponibilizado como opção. Com peso em ordem de marcha de 1.770 quilogramas, o Macan é o SUV mais leve feito pela Porsche, o que se traduz numa ágil dirigibilidade.
Equipamentos de série
Visualmente e em outros itens particulares, o novo modelo de entrada se diferencia dos outros modelos mais potentes apenas em detalhes. As características diferenciadas externas são os frisos das janelas laterais em preto, as pinças também pretas dos freios nas rodas de 18 pole-gadas e o sistema de escapamento com duas ponteiras simples feitas de aço inoxidável escovado. Muitos dos itens de série do veículo são os mesmos presentes nos modelos S. Por exemplo, o Macan tem assentos-conforto com oito regulagens elétricas no lado do motorista, painéis centrais dos bancos em Alcantara, a última geração do Porsche Communication Management (PCM), um sistema de alerta de saída da faixa de rolagem e tampa do porta-malas elétrica. O lançamento no mercado ocorrerá em junho de 2016. A previsão de chegada deste modelo no Brasil será para o segundo semestre de 2016 e o pacote e preço local ainda não estão definidos.