Toyota apresenta quarta geração da SW4
Com identidade própria, a nova SW4 chega à sua quarta geração destacada pelo design externo e interno reestilizados, mais conforto, equipamentos, motor e transmissão inéditos, além de completo sistema de segurança. A capacidade off-road, uma de suas marcas registradas, também foi aprimorada. O modelo, produzido na planta de Zárate, Argentina, está na rede de distribuidores em todo o Brasil desde o dia 18 de fevereiro.
Renovação total
Ao desenvolver a nova geração da SW4, a Toyota buscou, definitivamente, mudar a imagem de um SUV derivado de uma picape (Hilux). Isso significa que a SW4 passa a ter sua própria identidade, de acordo com sua história e reputação. Este foi o compromisso assumido pela equipe de engenharia, e que orientou a direção de todo o programa de desenvolvimento da SW4 2016.
Em consonância com as mais estritas exigências do mercado global, um trabalho minucioso foi realizado para que a SW4 entregasse um design elegante e sofisticado, marcando, assim, a nova identidade do utilitário esportivo da Toyota. Em relação à geração atual, a SW4 2016 é 9 cm mais longa (comprimento total de 4.795 mm), 1,5 cm mais larga (largura total de 1.855 mm) e 1,5 cm mais baixa (altura de 1.835 mm), encurtando em 0,5 cm a distância entre-eixos (2.745 mm). As cores para toda a linha da SW4 2016 são: Branco Polar, Prata Metálico, Cinza Escuro Metálico e Preto Mica, além das novas, Branco Pérola e Marrom Metálico.
Motores e transmissão
O novo motor Toyota 1GD 2.8 litros, de quatro cilindros em linha com 16 válvulas, DOHC com corrente de distribuição, tem turbocompressor de geometria variável (TGV), intercooler e sistema de injeção eletrônica direta common rail. Esta evolução melhora o nível de consumo de combustível, na ordem de 11% em comparação com a geração anterior, como também o desempenho, entregando 177 cv a 3.400 rpm, e 45,9 kgfm, entre 1.600 e 2.400 rpm (25% de aumento). Já o Toyota VVT-i V6 4.0 litros, DOHC a gasolina com 24 válvulas, possui sistema de injeção eletrônica (tipo EFI) e 238 cv de potência a 5.200 rpm e 38,3 kgfm de torque, a 3.800 rpm. A transmissão da SW4 de seis velocidades foi desenvolvida para aproveitar todo o potencial do motor. O alcance de relações é mais amplo e atinge melhor aceleração em primeira marcha, além de reduzir o consumo de combustível na sexta, diminuindo a velocidade do motor.
Versões
A nova geração da SW4 será oferecida ao mercado brasileiro, a princípio, apenas na versão SRX, com transmissão automática e capacidade para cinco ou sete lugares. Além disso, duas motorizações estarão disponíveis: o motor diesel Toyota 1GD, de 2.8 litros, de 177 cv de potência e 45,9 kgfm, o mesmo que equipa a nova Hilux, e o propulsor a gasolina V6 de 4.0 litros, 238 cv de potência e 38,3 kgfm de torque (esta última, disponível somente na configuração de sete lugares). O câmbio automático de seis velocidades acompanha borboletas atrás do volante para a troca de marcha.
Preços
Os preços da Nova SW4 2016 são os seguintes: SW4 4×4 SRX 2.8 TDI 6 A/T 7 lugares: R$ 225.000,00; SW4 4×4 SRX 2.8 TDI 6 A/T 5 lugares: R$ 220.000,00; e SW4 4×4 SRX V6 6 A/T 7lugares: R$ 205.000,00.