Ford Focus Fastback Titanium Plus empolga pela esportividade
Desde o lançamento da sua primeira geração, em 1998, as vendas do Focus Sedan jamais empolgaram, talvez porque a Ford pouco investiu no marketing do modelo. Ele sempre foi um sedan de luxo médio, com boa tecnologia embarcada, porém com o jeito de carro de Tiozão, com também eram seus concorrentes, Corolla, Civic, 406 e mais recentemente o Sentra. A partir do Novo Focus Fastbach, a Ford decidiu quebrar esse ciclo, mudando totalmente o veículo, para buscar um novo público, mais exigente e sofisticado.
Outro passo importante foi admitir que, bater de frente contra Corolla e Civic, já consolidados no mundo todo, não era bom e que o ideal seria se reposicionar no mercado, com mais esportividade, luxo e tecnologia, buscando outro público mais específico. Pessoas acima dos 35 anos, profissionais de sucesso, entusiastas de carros, que não querem um sedã conservador, mas sim com pegada e design esportivos e muita tecnologia embarcada. E nesse ponto a montadora acertou em cheio, pois o Focus Fastbach está agradando os clientes da marca.
No visual, ele recebeu as mesmas atualizações mostradas na versão Hatchbach, que o deixaram mais atraente e a charmosa caída suave do teto rumo à traseira, de onde vem a inspiração para o nome Fastback, lhe deu linhas mais esportivas. Equipado com motor 2.0 flex, de 175/178 cv, junto com o câmbio automatizado de dupla embreagem, lhe garante bom desempenho nas acelerações e retomadas de velocidade. Segundo a montadora ele faz em 9,8 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e 6,5 s na retomada de 80 a 120 km/h.
Com a direção elétrica de resposta direta e a suspensão bem equilibrada (firme e estável), sentimos que o carro se manteve confortável, com muito mais prazer ao dirigir. Segundo a montadora, o Fastback recebeu uma campanha publicitária solo, com direito a ator de Hollywood e três pilotas embaixadoras, com ações que certamente levarão potenciais clientes para andar com o carro em cenários famosos mundo afora. Nas revendas, a procura pelo Novo Focus para test-drive aumentou consideravelmente.
Outro ponto que a também Ford mexeu, foi na política de preços e certamente vai atrair quem não prioriza esportividade. A versão de entrada, a SE sai por R$ 78.500 (valor da antiga S, que saiu de linha), acrescentando o pacote plus sobe mais R$ 6 mil. Já a Titanium, que responderá por 60% do mix, sai por R$ 92.500 (mais barato que o Civic EXR e na mesma faixa do Corolla XEi, só que com mais equipamentos), tem ainda o controle de tração e assistente de partida em rampa. Com o pacote plus, mesmo modelo que avaliamos, custa R$ 101.900 e inclui teto solar, faróis bi-xenon e sistema de estacionamento automático, entre outros.