CES 2016: pilotado, eletrificado e totalmente conectado
A operação fácil e intuitiva é um ponto forte da Audi, e agora a marca das quatro argolas está expandindo seu conceito operacional e de apresentação visual (HMI, interface homem-máquina) com novas soluções.
Ricky Hudi, Vice-Presidente Executivo de Desenvolvimento de Componentes Eletrônicos, afirma: “O interior do futuro transformará radicalmente o modo como nossos clientes operam e experimentam as coisas no veículo. Estamos desenvolvendo nosso bem-sucedido Cockpit Virtual inserido em novo painel virtual e criando um mundo de experiências inteiramente novas para os nossos clientes. No futuro, todo o sistema será capaz de conhecer o usuário e seus hábitos e preferências, e então apoiá-lo de forma proativa”.
A empresa expõe o interior de um veículo para demonstrar o conceito HMI, que inclui grandes telas de Amoled (matriz ativa de diodos orgânicos emissores de luz) com resposta táctil integrada. O novo controle MMI reconhece os gestos de toque mais comuns no mundo dos produtos eletrônicos de consumo e os adapta ao ambiente operacional especial do automóvel.
Dispositivos móveis tais como smartphones e smartwatches poderão ser facilmente conectados. Por trás do novo conceito operacional e de apresentação visual está a próxima geração da Plataforma Modular de Infotainment da Audi, a MIB2+. Sua potência computacional ainda mais otimizada permite controlar várias telas de alta resolução. A MIB2+ está preparada para operar com o mais recente padrão de comunicação sem fio, o LTE Advanced.
A variedade de serviços online incluídos no conceito de conectividade vem crescendo rapidamente. O aplicativo para smartphones Audi MMI connect oferece serviços remotos específicos para os veículos. Os motoristas poderão visualizar a localização do seu carro nos seus smartphones, por exemplo. O sistema também estará disponível para a quarta geração da Apple TV a partir de 2016. Ainda neste ano, o Audi connect SIM trará a bordo os serviços Audi connect na Europa sem nenhum procedimento de ativação e possibilitará o roaming automático em toda a União Europeia.
Neste ano a Audi vai expandir sua carteira de ofertas connect para incluir os primeiros serviços Car-to-X, que inclui dados sobre sinais de trânsito e informações sobre riscos (para a Europa). Isso fará com que os novos modelos da marca façam parte de um verdadeiro enxame de automóveis. O serviço de informações online sobre semáforo (para os EUA) conectará o carro através da rede de telefonia celular ao computador de trânsito central que controla os semáforos na cidade.
O estudo conceitual Audi e-tron quattro, um SUV totalmente elétrico, está sendo apresentado durante a CES para ilustrar a estratégia de eletrificação da Audi. Três motores elétricos com uma potência total de até 370 kW possibilitam utilizar a tração quattro e a vetorização de torque, na qual a potência é distribuída para as rodas traseiras conforme a necessidade. O resultado: o máximo em termos de dinâmica e estabilidade. A bateria de 95 kWh permite rodar até 500 quilômetros. O estudo tecnológico aponta para um futuro modelo de produção a ser lançado em 2018.
O conceito Audi e-tron quattro inclui todas as funções da condução autopilotada, incluindo a assistência em congestionamentos e de estacionamento. Esses serviços representam segurança, economia de tempo, eficiência e conveniência, particularmente em situações nas quais o motorista está ou sobrecarregado ou diante de grandes desafios nas estradas. No que se refere à condução autopilotada, a Audi tem realizado um trabalho pioneiro na indústria automotiva há muitos anos. O principal componente dos sistemas do futuro será o controlador central de assistência para o motorista, conhecido como zFAS. As informações fornecidas por todos os sensores – incluindo os sinais das câmeras 3D, o leitor laser e o radar, e os sensores ultrassônicos – são permanentemente alimentadas e processadas por esse módulo compacto. Graças à sua enorme potência computacional, o zFAS será capaz de comparar continuamente os dados enviados pelos sistemas de sensores do veículo ao espaço de circulação e seus arredores.
Especificamente nessa área, a Audi poderá tirar proveito dos dados constantemente atualizados encontrados na base de dados HERE. A AUDI AG, o Grupo BMW e a Daimler AG adquiriram a HERE em dezembro de 2015. No futuro, veículos autopilotados precisarão de uma nova base de dados para o mapa de navegação que seja preciso em termos de centímetros. Ao utilizar os dados enviados em tempo real pela HERE, o veículo saberá o que esperar ao longo da sua rota. Essa será a base necessária para avaliar qualquer mudança de movimento, assim como identificar riscos potenciais o mais rapidamente possível.
Outros campos tecnológicos apresentados durante a CES destacam a enorme vantagem que a Audi conquistou em termos de eletrônica automotiva. A marca apresenta suas inovações em iluminação, incluindo destaques mais recentes, como as tecnologias Matrix OLED e Matrix laser.
A Audi também está entrando no campo de gestão da saúde. A empresa tem uma visão na qual os motoristas estejam mais relaxados ao saírem dos carros em seus locais de destino do que ao entrarem no veículo. No médio prazo, o Audi Fit Driver se tornará um companheiro de suporte ao motorista sob o lema “Meu Audi cuida de mim”.
Outro desenvolvimento espetacular é a experiência VR: na concessionária, um consultor de vendas poderá configurar qualquer modelo da Audi no dispositivo para que os clientes possam vivenciar seus carros dos sonhos de forma virtual, utilizando um capacete de Realidade Virtual (VR), com autenticidade incomparável e todos os detalhes. A Audi se torna assim a primeira fabricante de automóveis a introduzir um sistema VR altamente avançado em 2016. Três modelos de produção completam a presença da Audi na CES: Q7, A4 e R8 V10 plus.