Ases do Volante

Adeus Bira, um senhor piloto

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Postado 26 de janeiro de 2016 por bisponeto em
Está lá, na magnifica publicação “Interlagos – Autódromo Internacional da Cidade de São Paulo”, registrado, o nome do piloto de motocicletas de competição – curitibano Ubiratan Rios. A citada publicação, em formato de livro, abrange corridas de automóveis e de motocicletas acontecidas em Interlagos desde a inauguração deste, em 1940, até 1980, fruto de pesquisa realizada pelo jornalista Paulo Scali, com apoio da Mahle Metal Leve. Todas as competições, a partir do dia 12 de maio de 1940, ali estão relatadas, com farta ilustração, tais como as Mil Milhas, as 24 Horas de Motociclismo e muitas e muitas outras.

Numa das mais famosas provas de motociclismo da década de 1970, em Interlagos, a 200 Milhas, lá estava Ubiratan Rios, o popular Bira. Na categoria 350cc, a mais rápida então, competiram famosos pilotos tais como Felipe Carmona Neto, Eduardo Levy, Carlos Pavan (Jacaré), Paulé Salvalagio, Edmar Ferreira, Milton Adib, Walter Barchi (Tucano), e João Rodart, além de Bira, todos pilotando Yamaha TZ, a moto sensação do mundial de motociclismo. Ainda Edvilmo Queiroz, Lanor Giudica, Elias Trujillos, com Yamaha TD2.

Já na categoria Esporte, competiram Claudio Sterling – Honda CB 750, Gustavo Cardeña – Uruguai – Suzuki GT 750, Dietmar Beinhauser – BMW R90S, Delaury Carneiro – Suzuki GT 750, Carlos Luzia – Honda CB 500, Delio Marodin – Yamaha RD 350, Renato Junqueira – Suzuki 350, Eduardo Carneiro – Suzuki 350, Wellington Bellabaga – Yamaha RD 350, Nivaldo Correio – Honda CB 500, Carlos Andreotta 0- Yamaha RD 350, Plinio Lima – Yamaha RD 350 e Manoel Fonseca – Suzuki TR 500. O primeiro lugar da prova ficou com Carlos Pavan, enquanto Edmar Ferreira chegou em segundo e Paulé Salvalágio em terceiro. Nessa promoção do Centauro Motor Club, pelo anel externo da pista de Interlagos, a média de velocidade das motos foi de 168,745km. Ao longo do percurso de alta velocidade, o motor da moto do Bira pifou e ele foi obrigado a parar.

AS 24 HORAS

No ano de 1974, o Centauro Motor Club promoveu competição motociclistica com 24 horas de duração em Interlagos. Mas, inesquecível mesmo foi a prova de 24 horas de duração realizada em 1976. E lá estava Ubiratan Rios que, em parceria com Walter Barchi (Tucano), depois campeão brasileiro de motociclismo pela Yamaha, pilotou uma Honda 812, chegando ao final da prova em segundo lugar e, segundo ele mesmo relatou, não vencendo a competição devido ao excesso de tempo perdido no box. Em primeiro lugar chegou a dupla Bietmar Beinhauser/Gui Telkins pilotando uma BMW 1000, ficando em terceiro Fabio Storlini/Paulé Salvalágio, a bordo de uma Honda 550.

A 24 Horas foi trágica, pois, morreram ali no asfalto de Interlagos dois competidores. Durante a noite, o piloto Francisco Teixeira bateu sua Honda 500 contra um “guard rail” e não resistiu aos ferimentos. Mais trágico foi o caso do mecânico Fabio Luciano, da equipe do piloto Francisco Carvalho. Ao tentar atravessar a pista, na altura da Curva do Laranja, foi atropelado pelas motocicletas de Eugênio Handa e Wilson Assuda.

ADEUS BIRA

Agora, a parte mais triste da presente matéria. Ao abrir o jornal Tribuna do Paraná, de Curitiba, do dia 9 de dezembro de 2015, vi estampada a seguinte nota: “Ubiratan Rios – 72 anos. Sepultamento ontem, às 16,30 horas, no Cemitério Municipal de São Francisco de Paula”.

Bira era da minha geração. Eu o conheci na juventude, no bairro Seminário, na capital paranaense, já que seu tio Emílio ali tinha oficina de motocicletas. Eu o considerava um dos pilotos de motocicleta mais completos do Brasil, pois, acompanhei durante muitos anos a sua carreira nas provas em pistas de todo tipo, pilotando motocicletas de todos os tamanhos e marcas nas mais variadas situações. Era muito arrojado, chegando ao limite do limite. Competiu no Brasil todo e no exterior. Ao lado do também falecido piloto curitibano Nivanor Bernardi, formou a dupla paranaense de motociclistas de competição mais famosa e conhecida no país. Adeus Bira! Nas ilustrações de hoje, Bira descansando durante um treino no então desativado Autódromo Internacional de Pinhais-PR, ao lado deste jornalista e de um amigo; na outra foto, em plena competição com sua Yamaha TZ na pista de Interlagos-SP. (Ari Moro).

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