Classe C 450 AMG 4MATIC novo esportivo da M-Benz
Itens tecnológicos do novo modelo foram desenvolvidos, com o objetivo de obter um alto nível de dinamismo de condução, que toma como referência o Mercedes-AMG C 63. Para isso, foram adotados muitos componentes do modelo V8 topo de linha, como por exemplo, a suspensão AMG Ride Control. O condutor também pode sentir o DNA esportivo do modelo nos programas de gerenciamento do motor e transmissão. Agilidade e esportividade dominam a intensa experiência de pilotar o C 450 AMG 4MATIC, em cada quilômetro do caminho.
O lançamento traz consigo itens marcantes. Já à primeira vista, o estilo da carroceria não deixa dúvidas de que o veículo faz parte da família Mercedes-AMG. Do ponto de vista da engenharia, a novidade conta com um potente motor biturbo V6 de 3,0 litros com 367 cv, além do sistema AMG Performance 4MATIC de tração integral nas quatro rodas de série, com divisão de torque privilegiando o eixo traseiro e sofisticadas soluções na suspensão.
O novo motor V6 3,0 litros biturbo faz parte da família BlueDirect da Mercedes-Benz. Avanços tecnológicos, incluindo a alteração da pressão do compressor permitiram aumentar a potência e o torque do motor. Com 367 cv e 520 Nm de torque, o motor estabelece novos parâmetros para o segmento, o que é demonstrado por sua performance: a aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos comprova o temperamento esportivo do C 450 AMG 4MATIC. Com relação à segurança, são sete airbags disponíveis no modelo: dianteiros multi-estágio para motorista e passageiro, laterais para bancos dianteiros e traseiros, e airbag de joelhos para o motorista.
Cinco modos de condução
Devido ao torque, o automóvel é ágil, direto e dinâmico. Com a ajuda de vários programas de condução exclusivos da AMG, o condutor pode adequar a personalidade do C 450 AMG 4MATIC às suas preferências pessoais. Estão disponíveis os modos “Eco”, “Comfort”, “Sport”, “Sport +”, além do “Individual”. Os modos de condução regulam a suspensão, direção, transmissão e trem de força da forma desejada e podem ser selecionados facilmente por meio do comando AMG Dynamic Select à esquerda do touchpad. Abaixo dele, ficam as teclas de controle da suspensão esportiva AMG Ride Control de três estágios, e do ESP (programa eletrônico de estabilidade). A suspensão AMG Ride Control permite que o modo de suspensão seja ajustado independentemente do Dynamic Select.
O modo “Sport+”, em especial, desencadeia todo o dinamismo característico da AMG e reforça o apelo emocional. A supressão parcial de cilindros durante as mudanças de marchas aumenta a velocidade das trocas. As funções de dupla embreagem nas reduções de marchas e o ronco do escapamento nas esticadas são um acompanhamento à altura. O som profundo do motor – uma marca registrada da experiência AMG – também desempenha um papel fundamental no mais potente modelo V6. Para isso, foi desenvolvido um novo sistema de escapamento com baixa pressão de retorno e peso reduzido.
A sensação ao dirigir também é caracterizada pela regulagem do pedal do acelerador: à medida que o motorista troca as opções do AMG Dynamic Select desde “ECO” até “Sport+”, a resposta do motor V6 biturbo ao acelerador fica mais espontânea e dinâmica. A opção entre acompanhar a partida do motor com uma sonoridade esportiva ou mais discreta depende do programa de condução ativado mais recentemente, que fica armazenado por quatro horas.