Audi A3 Sedan ganha versão Ambition 2.0 Turbo FSI
A versão Ambition, topo de linha, receberá um motor com maior cilindrada: o 2.0 Turbo FSI, com aumento na potência de 40 cv, atingindo agora 220 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em apenas 6,9 segundos, enquanto a velocidade máxima passa a ser de 250 km/h. O câmbio S tronic de seis velocidades e dupla embreagem em banho de óleo faz trocas de marchas ultrarrápidas automaticamente ou comandadas pelo condutor na alavanca do console ou aletas atrás do volante. Este excepcional trem de força garante ao A3 Sedan um desempenho similar ao de modelos esportivos que utilizam o mesmo motor, entre eles o novo TT, lançado em maio deste ano.
Alta rigidez, baixo peso
Na Audi, a alta tecnologia não se limita ao desempenho dinâmico e aos sistemas eletrônicos. Ela está fortemente presente no projeto de estrutura e carroceria de todos os modelos da marca. A construção com peso leve é um dos conceitos fundamentais do projeto do A3 Sedan e levou à utilização de uma ampla variedade de materiais combinados conforme as solicitações de cada parte do chassi, suspensão e carroceria. Peças de aço de alta resistência, temperadas na própria matriz onde são moldadas, constituem 26% da carroceria do A3 Sedan. Elas são aquecidas até cerca de 1.000o C e, em seguida, resfriadas a aproximadamente 200o C, em uma prensa de estampagem refrigerada a água.
Desempenho com eficiência
O motor 2.0 TFSI da versão Ambition tem 220 cv de potência e traz como credencial a utilização em vários modelos esportivos da marca. Ele se destaca pela reunião de diversas tecnologias ultramodernas – o sistema de injeção indireta adicional complementando a injeção direta, o sistema de levantamento de válvulas (Audi valvelift system – AVS) para ajustar o curso das válvulas de exaustão e o coletor de escapamento integrado ao cabeçote. O motor 2.0 turbo oferece torque de 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm, o que garante respostas imediatas ao acelerador e uma condução suave a qualquer velocidade.
Ele acelera o Ambition de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos – apenas um segundo a mais do que o Audi TT. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. O desempenho não é o único fator diferencial do motor 2.0 TFSI. A versão se destaca também pela alta eficiência no consumo e pelo baixo nível de emissão de CO2. Na estrada, o Ambition percorre até 12,8 km/l e, na cidade, 10,8 km/l – números significativos para um veículo esportivo. O índice de emissão de CO2 é de 119 g/km.