Ram 2500: a força ganha mais luxo e conforto
Usina de força
A nova Ram 2500 é equipada com o motor turbodiesel Cummins de seis cilindros em linha, 24 válvulas e 6,7 litros, recalibrado para ficar ainda mais poderoso. A potência, que era de 310 cv, subiu 4%, atingindo 330 cv. O maior ganho foi no torque, que passou de 84 para 104 kgfm, nada menos que 23,8% de aumento. Isso fez a capacidade de reboque, uma das grandes vocações da picape, crescer 41%, de 5.500 para 7.750 kg – com kit de engate específico da Mopar.
Números muito além dos de qualquer outra picape à venda no Brasil. Toda essa força é transmitida ao solo por meio de um câmbio automático de seis marchas, com opção de trocas manuais por botão na alavanca. Existe ainda a função Tow/Haul, que evita trocas de marchas desnecessárias com a picape carregada ou usando o engate. A tração pode ser traseira, 4×4 ou 4×4 reduzida, opções selecionadas em botão no painel.
Imponência com estilo
O visual encorpado da Ram 2500 Laramie recebeu toques extras de elegância, com itens como as rodas de alumínio polido, agora de 18 polegadas (17” anteriormente), que combinam com os cromados da grade, para-choques e estribos. Com sensor crepuscular, os faróis ganharam novos projetores, do tipo canhão, e as lanternas traseiras foram retocadas. A maior novidade no exterior é a opção de pintura em dois tons, com a parte inferior prata e o restante da carroceria nas seguintes cores: a sólida Vermelho Flame, as metálicas Cinza Granite Crystal, Cinza Maximum Steel e Preto, além da perolada Azul True. A paleta é completada pelas pinturas Verde Black Forest (metálica) e Branco (perolada). Não há acréscimo de preço para as cores.
Tecnologia e comodidade a bordo
Para o motorista ter todas as informações sobre o funcionamento da Ram 2500 Laramie 2016, o já completo quadro de instrumentos (que inclui manômetro de óleo e voltímetro) apresenta uma nova tela colorida de TFT de 7 polegadas, com dezenas de configurações. Ela pode mostrar desde dados prosaicos como a temperatura externa, até números como o porcentual da vida útil do filtro de combustível, além de mostradores virtuais, como da pressão do turbocompressor.
Ainda maior é a tela de 8,4 polegadas do completo e intuitivo sistema multimídia Uconnect, que também faz sua estreia na Ram 2500 no Brasil. Por meio dela se tem acesso, entre outras coisas, ao navegador GPS, às configurações do veículo – a exemplo de opções da câmera de ré e do sistema de iluminação externa e interna –, e a recursos como a ventilação dos bancos dianteiros, que também podem ser aquecidos e contam com ajustes elétricos (duas memórias para o motorista). O assento traseiro tem aquecimento.