M-Benz renova linha de caminhões Atego
A estreia da Mercedes-Benz no segmento 8×2 com veículos próprios é o carro-chefe de vários lançamentos e novidades da linha Atego que a marca apresenta ao mercado. Destaque para o novo Atego 2730 6×4 para a construção civil e as severas operações fora de estrada, a opção de câmbio automático para o Atego 1729 coletor de lixo e os novos quadros de chassi, muito mais robustos e resistentes, para toda a linha de caminhões Atego 4×2, 6×2 e 8×2.
“Os lançamentos, novidades e aprimoramentos do Atego são frutos do feedback de nossos clientes e do mercado, o que captamos numa série de eventos, demonstrações e test-drive por todo o País”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Reafirmamos assim o compromisso de ouvir o que as estradas têm a nos dizer e, principalmente, de transformar as expectativas em novas soluções para maior produtividade e rentabilidade no transporte para nossos clientes”.
Segundo Leoncini, os novos caminhões Atego foram totalmente concebidos e desenvolvidos pelas equipes do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil. “O objetivo é aumentar o padrão de robustez do Atego e aprimorar sua plataforma para facilitar e otimizar ainda mais o trabalho e o tempo de implementação”, afirma o executivo. “Sem abrir mão do elevado padrão de conforto e praticidade de sua cabina, mantendo também os elementos de sua avançada tecnologia, qualidade, segurança, excelente desempenho e reduzido custo operacional. Ou seja, agregamos mais valor ao Atego, ampliando as vantagens e benefícios para os clientes”.
A linha Atego é formada pelo caminhão médio 1419 e pelos semipesados 1719, 1726, 1729, 2426 6×2 e 2430 6×2, juntando-se agora aos modelos Atego 2730 6×4 e 3026 e 3030 8×2. Conforme o modelo, são oferecidas até três versões de entre-eixos, o que se traduz em amplas opções de configuração para atender a todas as demandas dos transportadores.
A família Atego possui a maior variedade de versões de cabinas para o segmento de médios e semipesados. São quatro opções disponíveis (Standard, Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto), que se adequam às necessidades de cada tipo de cliente e aplicação. Esta variedade é exclusiva no mercado, só disponível para caminhões Mercedes-Benz.
Independente do tipo de cabina, os caminhões Atego permitem a utilização das maiores carroçarias do mercado, com comprimentos máximos legais, por exemplo, de 8,70 metros a 9,20 metros, no caso do entre-eixos mais comercializado de 4,8 m, nas versões 6×2, dependendo da cabina utilizada.