Endurance: Acidente tira Jair Bana e Maycon Tumiate das 500 Milhas
Os pilotos Jair Bana e Maycon Tumiate disputaram as “500 Milhas de Londrina 2015”, com o Protótipo Predador, que teve preparação da G-Stage, que é equipado com motor Audi de 4 cilindros turbo, que desenvolve 300 cv de potência, câmbio seqüencial Hewland e pneus Pirelli de F-3, no Grupo I. No quarto e último treino livre, o carro pilotado por Duda Bana deu uma escapada da pista e para não acertar o muro, Duda o puxou novamente para o traçado evitando a batida. Porém, esta manobra acabou lhe causando uma lesão na mão direita e o piloto não pode participar da prova.
Durante o treino classificatório, realizado na sexta-feira (27/11), Jair Bana marcou o tempo de 1min13s391, ficando com o terceiro lugar do grid de largada. Com o Duda machucado e sem poder pilotar, a equipe convidou o londrinense Maycon Tumiate para substituir o jovem talento. Maycon andou no classificatório noturno e no warm up e se adaptou rapidamente ao Predador, andando sempre muito rápido, com toda a sua habilidade ao pilotar, já conhecida por todos que participam da tradicional prova paranaense.
Na largada com safety car, por causa da forte chuva que caia em Londrina naquele momento, Jair Bana foi para cima do pole position e logo assumiu a liderança e passou a abrir vantagem para os demais. Com uma hora de corrida passou o carro para o Maycon, que também andou forte e manteve a liderança. Mas na terceira parte da prova, quando Jair Bana assumiu novamente o carro, o protótipo n.º 86 rodou na entrada da reta e quando o líder entrou na reta acertou em cheio o outro carro e os dois abandonaram a corrida com 79 voltas. “Coisas de corrida, tínhamos um bom carro, que mesmo com pista molhada estava muito rápido. Ainda bem que foram apenas danos materiais nos dois carros. Eu vinha muito rápido e não deu para desviar. Agora vamos nos preparar para 2016 e tentar melhor sorte”, declarou Jair Bana (Pirelli/Bana Pneus/Purolater).
– Classificação Final –
A classificação final da 24.ª edição das 500 Milhas de Londrina foi a seguinte: 1.º) Nilson Ribeiro/José Ribeiro (P1), 244 voltas em 7h01min13s539; 2.º) Paulo Humberto Souza/Tiel Andrade (P1), a 3s010; 3.º) Sérgio Pistili/Alberto Pezzetti/Valter Pinheiro (P3), a 2 voltas; 4.º) Roberto Dal Ponte/Luiz Carlos Abbade (P3/2), a 17 voltas; 5.º) Beto Borghesi/Luciano Borghesi/Márcio Marcondes (P2/1), a 21 voltas; e em 6.º) Franco Pasquali/Rodrigo Bacher/Júlio Martini. A 25.ª edição das 500 Milhas de Londrina já está marcada para os dias 24, 25 e 26 de novembro de 2016, no Autódromo Ayrton Senna.