Volvo Cars apresenta interface dos futuros carros autônomos
Esta operação será feita por duas aletas na direção, similares a borboletas para trocas de marcha. Quando o motorista entrar em uma via onde o modo autônomo de condução está disponível, ele será alertado por avisos no painel e luzes nas aletas do volante, que irão piscar. Basta apenas pressionar as duas aletas simultaneamente para ativar o modo Auto Pilot.
Quando ativado, o sistema confirmará que a direção e a supervisão do trajeto passam a ser de responsabilidade do automóvel, por meio de luzes verdes nas aletas de direção.
Ao fim do trajeto em modo autônomo, o motorista será avisado com antecedência para retomar o controle, por uma contagem regressiva de 60 segundos.
Caso ele não pressione as aletas para retomar o controle de direção dentro deste minuto, o carro irá parar por conta própria em um lugar seguro.
Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de Design da Volvo Cars, explica: “Nós desenvolvemos uma interface segura e simples de utilizar, que oferece confiança para o motorista no momento de transferir e retomar o controle do carro”.
Projeto piloto
A primeira aplicação pública da tecnologia IntelliSafe Auto Pilot será em 2017, no projeto Drive Me, em Gotemburgo na Suécia. Trata-se do estudo de condução autônoma mais ambicioso do mundo. Com o Drive Me, a Volvo Cars irá disponibilizar cem XC90 autônomos que serão usados no dia a dia por consumidores comuns.
Esses carros poderão ser conduzidos de forma autônoma, utilizando a tecnologia Intellisafe Auto Pilot, em um trajeto selecionado de, aproximadamente, 50 quilômetros. Após esse período experimental, a tecnologia estará disponível no mercado.