Ford apresenta o EcoSport 1.6 Ti-VCT
Com preço a partir de R$ 68.690 na versão de vendas direta, ele chega como a melhor opção de compra na entrada do segmento esportivos que tende a crescer dentro do mercado. Isso porque o câmbio automático é desejado, mas custa caro e mercado estava carente de um bom carro automático na faixa de preço do EcoSport 1.6 AT.Quando se analisa o segmento de utilitários esportivos compactos, uma divisão fica muito clara. Nos modelos acima de R$90 mil, praticamente todos são automáticos. Já nos carros de até R$70 mil, menos que 4% são equipados com esse tipo de transmissão.
Resultado da experiência de anos da marca nesse segmento, o novo modelo foi desenvolvido com um conjunto refinado de motor e câmbio, combinado com uma lista atraente de equipamentos e tecnologias voltadas à conectividade, à segurança e à conveniência na vida a bordo. Ele entrega desempenho e economia tanto no uso diário na cidade como em viagens de lazer e aventura. O SUV da Ford vem completo desde a versão inicial, com uma série de itens apresentados somente como opcionais pelos concorrentes. A lista inclui ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, piloto automático, farol de neblina, computador de bordo, chave de segurança MyKey e sistema SYNC com comandos de voz, AppLink e Assistência de Emergência.
Uma opção inteligente
O novo EcoSport 1.6 AT foi criado para ser uma opção inteligente de mercado. Desenvolvido no campo de provas de Tatuí e em milhares de quilômetros de testes em diversas regiões do País, esse projeto nasceu para explorar o avançado conjunto motor-transmissão da Ford na categoria de veículos 1.6 de última geração. O conjunto de motor e câmbio foi projetado para obter o máximo rendimento do “coração” do veículo, unindo o conforto e agilidade da transmissão sequencial de seis velocidades com a força e economia do 1.6 Flex Ti-VCT. Produzido no Brasil, o motor da moderna família Sigma tem bloco, cabeçote e cárter de alumínio e, no EcoSport, gera 131 cv com etanol e 126 cv com gasolina. É também é econômico, com classificação A de eficiência energética do Inmetro, entidade brasileira que regula o consumo dos veículos.
Entre outros avanços, o motor conta com duplo comando independente de válvulas na admissão e na exaustão, sistema de partida a frio eletrônica, pistões grafitados e bomba de óleo variável. Já a transmissão sequencial de seis velocidades se caracteriza pelos engates rápidos e eficiência: é cerca de 10% mais econômica no consumo de combustível que as automáticas convencionais. A direção elétrica e os pneus “verdes” são outros avanços que contribuem para a nova versão automática atingir esse rendimento. Além do modelo SE Direct, as demais opções são a SE, com rodas de liga leve 15”, por R$ 71.900; a FreeStyle, que adiciona vidros elétricos com abertura e fechamento global, rodas de liga leve 16” e sensor de estacionamento traseiro, além de itens na cor London Grey, por R$ 76.900; e a FreeStyle Plus, com seis airbags e bancos de couro, por R$ 80.300.