Kia Motors exibe tecnologias de carros elétrico e híbrido
O modelo desembarcou no país na opção de motorização a gasolina de ciclo Otto, 2.0 litros, 16 válvulas e 4 cilindros em linha capaz de gerar 150 cavalos de potência a 6.000 rpm. As características híbridas do modelo contam com robusto motor de 40 cv tracionado e uma poderosa bateria de polímero de lítio, de 270 V. A combinação gasolina/elétrico resulta em uma experiência de condução ágil, agradável, além de econômica. A versão EX traz consumo APE de 15,3 km/l na cidade, 17 km/l na estrada, ou seja, uma média combinada de 16,16 km/h.
As atualizações de design do modelo foram consideradas com meta no aumento da eficiência de combustível. O novo desenho do para-choque dianteiro do Optima Híbrido contribui com o aumento do fluxo de ar e com a redução do arrasto, também contribuindo para isso as novas rodas de liga leve de 17 polegadas mais aerodinâmicas. Além desses elementos projetados com foco na eficiência de combustível, o Optima Híbrido 2014 também apresenta um novo e diferenciado desenho da grade dianteira, iluminação com LED exclusiva, novo logo híbrido e bancos de couro.
Soul EV
Totalmente elétrico já vendido no mercado norte-americano, é o primeiro modelo da Kia com tecnologia “ecofriendly”, ou seja, veículo de emissão zero. Automóvel ambientalmente correto, devido ao uso inovador de materiais de base biológicos, o Soul EV ganhou classificação EPA – Environmental Protection Agency, dos EUA, cujo alcance estimado é de 99 milhas por MPGe (miles per gallon gasoline equivalent), alcançando179 km na estrada, 219 km na cidade, ou seja, uma média de 199 km de autonomia.
Trata-se de um avanço importante para a marca ao dedicar-se ao espaço “ecofriendly”. O projeto do Kia Soul EV demonstrou ser prioridade pelos consumidores no mercado norte-americano e, quando combinada com uma bateria ultramoderna, proporciona máxima eficiência de energia regenerativa. Para a conveniência dos usuários, o Soul EV conta com duas tomadas padrões localizadas atrás da porta deslizante na grade dianteira, uma Nível 1 e 2 AC e a segunda saída para o carregamento rápido, de 480 v.
Uma das principais preocupações para os compradores de veículos elétricos é o intervalo de autonomia, ou seja, quando em uma viagem há o receio da bateria acabar. Porém, o Soul EV resolve este problema com uma bateria de litio ion polímero de alta densidade energética. Localizada sob o piso, a 27 kWh, refrigerada a ar, de 200 watts-hora/kg, a bateria permite o alcance estimado EPA, com rendimento superior a todos os outros veículos elétricos do mercado. De 360 volts, com gel eletrolítico, foi projetada para alta capacidade, estabilidade térmica e segurança. Também possui um cátodo de níquel-cobalto-manganês que ajuda a aumentar o rendimento, além de um ânodo com base de carvão e grafite, que aumenta a durabilidade e redução de peso.