Harley-Davidson comemora 50 anos da icônica Electra Glide
Linha do tempo
1965: Lançamento da Electra Glide®: A emblemática moto evoluiu muito com o passar do tempo e, já em 1965, apresentava a aparência inconfundível da Electra Glide® que é conhecida pelos motociclistas de hoje. Os modelos Touring Harley-Davidson sempre foram projetados privilegiando a praticidade e o conforto em viagens de longa distância. Em 1912, a primeira linha de acessórios H-D® incluía o Luggage Carrier, espécie de suporte para transportar bagagens.
1960 a 1980: Dos primórdios à evolução: A família Touring teve sua grande ascensão em 1960. Cinco anos depois, a Harley-Davidson inseriu um acionador de partida elétrico na FLH e criou a FLHB Electra Glide. A inovação foi fundamental para eliminar o pontapé na máquina, uma ação que se tornava cada vez mais difícil nas motocicletas com grandes motores V-Twin pesando mais de 350 kg. Como eram necessários uma bateria maior e um sistema elétrico de 12V para executar o acionador de partida, o tanque de óleo foi redesenhado. Em 1965, o visual da Electra Glide® ganhou destaque no mercado, com saias elegantes no para-lama, banco com posição pensada no conforto do piloto, para-brisa e alforjes de fibra de vidro, colocados como opcionais individuais ou como parte do pacote chamado King of the Highway.
Décadas de 1970 e 1980: A introdução do motor Shovelhead, em 1966, garantiu 10% a mais de potência. Três anos depois, a carenagem montada nos garfos – que ficou conhecida como “BatWing” – foi oferecida como opcional e, algum tempo depois, tornou-se mundialmente conhecida e virou sinônimo da H-D®. O modelo evoluiu ainda mais durante as décadas de 1970 e 1980, ganhando freios a disco dianteiro e traseiro hidráulicos, transmissão final por correia e painel com sistema de som montado na carenagem – Electra Glide® Classic de 1986.
1988: O surgimento da FLHS Electra Glide® Sport: Foi neste ano que aconteceu uma das mudanças mais marcantes, com o lançamento da FLHS Electra Glide® Sport, versão mais ágil e compacta, que não incluía baú traseiro e contava com para-brisa removível. A FLHR Road King® 1994, foi inspirada no design da Electra Glide® 1965 original, e a Street Glide® de 2006, no icônico modelo Touring. Mais recentemente, em 2009, a Electra Glide® e todos os modelos Touring receberam quadro novo, com centro de gravidade mais baixo e maior distância entre-eixos.
2013: Projeto RUSHMORE revoluciona família Touring da Harley-Davidson: O novo motor Twin Cam 103™ High Output Twin Cooled™ de refrigeração mista proporciona mais torque em nível intermediário, enquanto o sistema de freios Reflex™, com ABS conectado eletronicamente, fornece a quantidade certa de frenagem traseira ao usar o freio dianteiro a mais de 40 km/h.
O Projeto RUSHMORE aprimorou o conforto do motociclista e do passageiro, com assentos maiores, encosto mais alto para a garupa e carenagem estilo “BatWing”, reestilizada com um duto de equalização dianteira, que reduz a turbulência em 20%. Nos quesitos informação e entretenimento, os modelos ganharam tela touchscreen e sistema de navegação por satélite, além de software de reconhecimento de voz, que permite controlar o som e o GPS usando a fala. Mesmo com todos os refinamentos e atualizações, a Electra Glide® permanece única e inconfundível.