SAE Brasil debate tendências em motores diesel

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Postado 17 de agosto de 2015 por bisponeto em
Discutir tendências tecnológicas como preparação, rumo à próxima fase do Proconve, norma de emissões para veículos pesados, é uma das propostas do 12º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que reunirá representantes da indústria, academia e governo, nos dias 18 e 19 de agosto, em Curitiba/PR. Segundo Douglas Nakano, chairperson do encontro, organizado pela Seção Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, a indústria já deve começar a se planejar para a nova fase, embora ainda não haja definição do conteúdo do Proconve P8. “É importante rever as lições aprendidas até a implantação do Proconve P7 e olhar para as tecnologias vindas da Europa e dos Estados Unidos para traçarmos os próximos passos em desenvolvimento e infraestrutura”, afirma.

Para o engenheiro, haverá muito trabalho caso o Proconve P8 seja similar ao Euro VI. Houve um salto tecnológico que alia significativa redução de emissões, aumento de performance e diminuição do consumo de combustível, o que é por si só um enorme desafio para o Brasil. “Há também os desafios da implementação da tecnologia, que requer investimento de toda a cadeia de fornecimento para adequação, sem repasse dos custos para o cliente, ou seja, uma equação difícil de fechar”, avalia. A realidade e a cultura brasileira têm imposto grandes desafios à implementação sustentável do Proconve P7 e isto deve pesar na avaliação do que vem pela frente.

Programação – Principal plataforma de discussão de motores diesel no Brasil, o simpósio terá cinco painéis, seguidos por debates. O primeiro, “Sociedade, Economia e Mercado”, apresentará panorama dos principais desafios econômicos da atualidade, por meio das palestras de Pio Martins, reitor da Universidade Positivo, e Fabiana D’Atri, coordenadora de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco. O painel “Tecnologia Diesel e Sustentabilidade Ambiental” discutirá tendências em eficiência energética. Entre os palestrantes estará Rosangela Moreira, superintendente de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), que falará sobre qualidade, disponibilidade e competitividade dos combustíveis para motores do ciclo diesel. Além do combustível de origem fóssil, ela também abordará as tendências para gás natural e biodiesel.

Já o terceiro painel, “Legislação, Medição e Controle”, debaterá os desafios da indústria brasileira para o Proconve P8. Participarão Jamie McFadden, engenheiro de Certificação da VCA, Carlos Carosa, gerente de Produto da AVL, e Gabriel Branco, sócio-diretor da EnvironMentality – Tecnologia com Conceitos Ambientais. No dia 19, o painel “Tecnologias de Powertrain Diesel do Futuro” abordará o desenvolvimento de motores diesel para o atendimento dos mais recentes limites de emissões (Euro VI e US14). Participarão do debate Hans-Otto Herrmann, diretor de Pesquisa e Tecnologia da Daimler, Cristian Malevic, gerente da Divisão de Engenharia da MWM International, Jeferson Lima, supervisor do Laboratório de Testes de Motores e Termodinâmicas da MAN, e Frederick Michael Huscher, engenheiro senior de Projetos e Inovações da BorgWarner.

O último painel, “Desafios da Indústria”, terá nomes como Ricardo Abreu, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Mahle, Luis Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America, e Edson Campagnolo, presidente da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). “Os simpósios da SAE BRASIL fomentam o desenvolvimento da engenharia da mobilidade por meio do debate das grandes tendências da tecnologia de ponta”, afirma Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL. O patrocínio é da Aprove Diesel, AVL, BorgWarner, Bosch, Chevron – Texaco, Cummins, FPT, Innospec, Johnson Matthey, Mercedes-Benz, MWM, Perkins, Petronas, Umicore e Volvo. O fórum também recebe o apoio da Afeevas (Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul).

 

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