Ford mostra novo Focus em seminário de tecnologia
O evento também incluiu a apresentação prévia da futura geração do Focus, que deve chegar ao mercado nos próximos meses. Com o apoio de recursos de projeção mapeada, foram destacadas algumas das novas tecnologias que o modelo vai trazer para o segmento de veículos médios.
Novas tecnologias
Para ilustrar a evolução da tecnologia automotiva, o evento contou com a apresentação de quatro equipamentos que serão oferecidos pelo novo Focus, futuro lançamento da Ford no Brasil: sistema SYNC com AppLink, Assistência de Emergência, estacionamento automático e frenagem de emergência. A exibição foi feita em um estúdio com recursos de projeção mapeada, que permitiu visualizar as situações de uso com imagens 3D.
Segundo Marcio Alfonso, o sistema SYNC mostra o pioneirismo da Ford em sistemas de conectividade embarcados, com comandos de voz para operação do celular, rádio e climatização do veículo, sem a necessidade de tirar as mãos do volante. “Com o sistema AppLink, o SYNC também passou a acessar aplicativos de smartphones que abrem várias opções de informação, entretenimento e conveniência, dentro do conceito de conectividade com segurança.”
A Assistência de Emergência, já oferecida também em outros modelos da Ford, como Novo Ka, New Fiesta, EcoSport e Ranger, faz uma ligação automática ao serviço de atendimento médico de urgência, SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível.
O estacionamento automático que será introduzido no Brasil com o novo Focus funciona com o apoio de sensores e câmera e é capaz de manobrar tanto em vagas paralelas como perpendiculares, sem que o motorista precise mexer no volante. Além de tornar a direção mais simples, contribui para pavimentar o caminho do futuro carro autônomo.
O assistente de frenagem de emergência é outra tecnologia inovadora voltada para a segurança. Também conhecido como Active City Stop, ele conta com sensores que monitoram o tráfego e, ao detectar a possibilidade de uma colisão, reduz a velocidade e aciona os freios do veículo. Ele opera em velocidades de até 50 km/h e ajuda a evitar acidentes causados por desatenção no trânsito.