Citroën lança o C4 Lounge THP FLEX
0
Postado
12 de dezembro de 2014 por bisponeto em
Nada é tão bom que não possa ser melhorado. O Citroën C4 Lounge THP FLEX chega ao mercado tornando ainda mais atraente o moderno sedã que conquistou os consumidores mais exigentes por seu conforto, estilo, requinte e comportamento dinâmico de referência. Agora, todos esses atributos se juntam ao novo motor THP FLEX, proporcionando ainda mais desempenho ao modelo: são 173 cv de potência disponíveis com o uso de 100% de etanol. O Citroën C4 Lounge THP FLEX passa a oferecer também uma nova geração de seu moderno câmbio automático sequencial de 6 marchas (AISIN AT6), garantindo mais conforto e uma economia de combustível 7,5% maior se comparada com a versão anterior a gasolina.
Mais potente, mais confortável, mais econômico e mais seguro. O modelo, que chega às concessionárias da marca já como linha 2015, traz ESP (controle de estabilidade) de série nas duas versões (Tendance e Exclusive). Para o motorista, garantia de um caminho sempre seguro, independente das adversidades encontradas pela frente. “Com a chegada do C4 Lounge THP FLEX, respondemos com precisão às necessidades e desejos de nossos clientes, que demandam por produtos tecnologicamente avançados e exclusivos, mas sem abrir mão da economia”, explica Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil.
O motor
O desenvolvimento do THP FLEX, primeiro motor com injeção direta turbo FLEX do segmento M1 Sedan – e também do Grupo PSA -, foi fruto do trabalho conjunto dos departamentos de Engenharia da PSA da América Latina e da França, tendo como base a versão anterior a gasolina. A “Operação THP FLEX”, como foi chamada pelos técnicos, envolveu diretamente 35 profissionais e consumiu 36 meses de trabalho.
Para tanto, foram realizadas inúmeras missões no Brasil (Porto Real, Teresina, São Paulo e Rio de Janeiro), França e Espanha, além de rodagens complementares na Argentina (Buenos Aires e Córdoba). Ao todo, a operação utilizou 40 carros de teste, rodando mais de 600.000 km sob inúmeros ensaios e testes, como de partida a frio, partida a quente, calibrações do carro em dinamômetro, acertos às normas de emissões, provas de fadiga e durabilidade, entre outras. “No desenvolvimento do motor THP FLEX, partimos do princípio de que o motor já oferecia altos valores de potência e torque. Desta forma, buscamos um compromisso ideal entre potência e economia de combustível”, explica Frederico Frittoli, responsável pelo Projeto C4 Lounge AMLAT.
Novo câmbio
O Citroën C4 Lounge THP FLEX também conta com uma nova caixa de câmbio, denominada AT6 III, de última geração. Mais compacta e com menor peso, ela realça ainda mais o conforto e se ajusta perfeitamente ao novo motor, proporcionando trocas suaves e rápidas. A relação de transmissão foi alongada em 11%, com leis de passagens definidas para permitir maior suavidade e economia. Mais eficiente, a caixa de câmbio sequencial AT6 III conta com um novo conversor de torque, com aperfeiçoamentos a favor de uma maior economia de combustível.
Como resultado, o Citroën C4 Lounge THP FLEX ficou ainda melhor de dirigir. “Além da relação mais longa, o câmbio passou a ter a função RDT (Redução de Tração), que diminui as vibrações em marcha lenta quando o câmbio está na posição Drive. Essa função, além do conforto nos grandes congestionamentos, também reduz o consumo de combustível”, afirma Richard Balse, responsável pela área de Síntese Cliente PSA Peugeot Citroën.
Mais potente, mais confortável, mais econômico e mais seguro. O modelo, que chega às concessionárias da marca já como linha 2015, traz ESP (controle de estabilidade) de série nas duas versões (Tendance e Exclusive). Para o motorista, garantia de um caminho sempre seguro, independente das adversidades encontradas pela frente. “Com a chegada do C4 Lounge THP FLEX, respondemos com precisão às necessidades e desejos de nossos clientes, que demandam por produtos tecnologicamente avançados e exclusivos, mas sem abrir mão da economia”, explica Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil.
O motor
O desenvolvimento do THP FLEX, primeiro motor com injeção direta turbo FLEX do segmento M1 Sedan – e também do Grupo PSA -, foi fruto do trabalho conjunto dos departamentos de Engenharia da PSA da América Latina e da França, tendo como base a versão anterior a gasolina. A “Operação THP FLEX”, como foi chamada pelos técnicos, envolveu diretamente 35 profissionais e consumiu 36 meses de trabalho.
Para tanto, foram realizadas inúmeras missões no Brasil (Porto Real, Teresina, São Paulo e Rio de Janeiro), França e Espanha, além de rodagens complementares na Argentina (Buenos Aires e Córdoba). Ao todo, a operação utilizou 40 carros de teste, rodando mais de 600.000 km sob inúmeros ensaios e testes, como de partida a frio, partida a quente, calibrações do carro em dinamômetro, acertos às normas de emissões, provas de fadiga e durabilidade, entre outras. “No desenvolvimento do motor THP FLEX, partimos do princípio de que o motor já oferecia altos valores de potência e torque. Desta forma, buscamos um compromisso ideal entre potência e economia de combustível”, explica Frederico Frittoli, responsável pelo Projeto C4 Lounge AMLAT.
Novo câmbio
O Citroën C4 Lounge THP FLEX também conta com uma nova caixa de câmbio, denominada AT6 III, de última geração. Mais compacta e com menor peso, ela realça ainda mais o conforto e se ajusta perfeitamente ao novo motor, proporcionando trocas suaves e rápidas. A relação de transmissão foi alongada em 11%, com leis de passagens definidas para permitir maior suavidade e economia. Mais eficiente, a caixa de câmbio sequencial AT6 III conta com um novo conversor de torque, com aperfeiçoamentos a favor de uma maior economia de combustível.
Como resultado, o Citroën C4 Lounge THP FLEX ficou ainda melhor de dirigir. “Além da relação mais longa, o câmbio passou a ter a função RDT (Redução de Tração), que diminui as vibrações em marcha lenta quando o câmbio está na posição Drive. Essa função, além do conforto nos grandes congestionamentos, também reduz o consumo de combustível”, afirma Richard Balse, responsável pela área de Síntese Cliente PSA Peugeot Citroën.