Carlos Ghosn é eleito “Personalidade do Ano”
Ao escolher Ghosn, os membros da CCBJ reconhecem tanto seu impacto na expansão das relações econômicas entre o Brasil e o Japão como suas realizações como líder de negócios global.
O evento de gala da CCBJ aconteceu em um hotel na região central de Tóquio. Entre os presentes, estavam André Corrêa do Lago, Embaixador do Brasil no Japão, e Marcos Turini, Presidente da CCBJ. Após receber o troféu, Ghosn expressou sua gratidão aos membros da CCBJ, que o escolheram pela maioria dos votos.
“Sinto-me honrado por receber este prêmio da Câmara de Comércio Brasileira no Japão. Isso comprova minha visão de que as diferenças entre pessoas e culturas podem proporcionar ainda mais força, oportunidades e prosperidade potenciais. Estes elementos se tornaram os fatores que alavancam o crescimento da Aliança Renault-Nissan”, afirmou Ghosn.
Um exemplo do compromisso da Nissan para promover as relações entre o Brasil e o Japão é a inauguração de uma nova fábrica em Resende, no estado do Rio de Janeiro, em abril de 2014. Este complexo automobilístico tem capacidade para produzir até 200.000 veículos e 200.000 motores anualmente, empregando até 2.000 colaboradores. Trata-se de um polo de produção vital para o desenvolvimento das operações da Nissan na América Latina. A Nissan quer se tornar a marca japonesa de automóveis número 1 no Brasil até 2016.
O Brasil também está se tornando um grande mercado para a Renault, que é parceira da Nissan na Aliança. O país é o segundo maior mercado do Grupo Renault há três anos. No ano passado, a Renault inaugurou a ampliação de sua fábrica em São José dos Pinhais.
No Japão, a Nissan está trabalhando para dar suporte ao bem-estar da comunidade brasileira. Em 2014, sob o programa capitaneado pelo Consulado Geral do Brasil em Tóquio, a empresa ajudou a custear a contratação de um conselheiro fluente em português para os programas de assistência à comunidade. A Nissan também recebeu 160 estudantes de uma escola brasileira no Japão, que fizeram uma visita à sua fábrica de Oppama, além de participarem do programa Waku-Waku Eco School, onde aprenderam sobre a estratégia e a tecnologia ‘verde’ da empresa para enfrentar os desafios ambientais.
Estes e outros projetos espalhados pelo mundo fazem parte do compromisso da Nissan chamado de Cidadania Azul, uma plataforma de responsabilidade social que tem o objetivo de promover um impacto positivo na sociedade e retribuir de alguma forma a todas as comunidades onde está presente.