Volvo XC90 estreia multifiltro purificador do ar interno
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Postado
12 de novembro de 2014 por bisponeto em
A preocupação com a saúde das pessoas sempre foi o norte de pesquisa da iniciativa CleanZone, abordagem única da Volvo Cars para controlar a qualidade do ar interno. O objetivo é promover um ambiente melhor para o motorista, com soluções inovadoras para o bem-estar e a saúde dos ocupantes. Com a introdução de um inovador multifiltro no Novo Volvo XC90, maior e mais eficiente, as micropartículas danosas à saúde serão impedidas de entrar no carro. O multifiltro foi desenhado especialmente para a plataforma SPA e será apresentado no novo modelo da marca, no começo de 2015.
Ele traz dimensões maiores, que permitem interceptar mais partículas e também pólen, além de incorporar um sistema de carvão ativado que efetivamente remove diversos contaminantes prejudiciais à saúde dos ocupantes. Os resultados são impressionantes. Em um carro equipado com o novo multifiltro, a quantidade total de micropartículas menores que 0,4 μm foi 70% inferior à encontrada no interior de um carro sem o filtro, de acordo com os testes padronizados realizados pela Volvo com o componente. Isso é um ganho significativo, por conta de estudos que demonstram os malefícios que partículas menores que 10 μm podem causar à saúde, como dificuldade de respirar e infecções de garganta.
O filtro é um elemento do inovador Air Quality System (IAQS) da Volvo Cars. Outro elemento é o sensor que monitora o ar que entra na cabine com substâncias nocivas. Se a quantidade de substâncias perigosas fica muito elevada (como ocorre quando se anda dentro de um túnel), a tomada de ar externa é fechada automaticamente. Juntos, o multifiltro e o sensor mantêm fora do carro diversos poluentes perigosos, incluindo: Óxido de nitrogênio, Hidrocarbonetos, Ozônio no nível do solo e Gases e outros odores desagradáveis.
A abordagem CleanZone
Filtrar o ar externo é apenas uma parte do conceito CleanZone para melhorar o meio ambiente do motorista. A outra é minimizar as emissões perigosas do carro. E a Volvo Cars tem uma série de programas em andamento para alcançar isso. Os motoristas, por exemplo, quando destravam o carro por meio do controle remoto, ativam automaticamente um sistema de ventilação da cabine, por um minuto, eliminando odores e renovando o ar interno antes de o motorista entrar.
Mas, de fato, o trabalho para minimizar as emissões no interior do carro começa antes de o carro ser feito, com um controle rígido das substâncias que podem ser utilizadas no interior. E a Volvo Cars é a líder na indústria na substituição de materiais por outros menos tóxicos e com menos quantidade de aditivos perigosos. A Volvo Cars implantou um rígido programa de testes para monitorar e controlar emissões dos materiais que fazem parte do interior. Esse programa inclui investimentos no Volvo Cars Nose Team, cujos membros são habilitados a identificar diferentes odores dos objetos para determinar se eles são aceitáveis ou não.
Ele traz dimensões maiores, que permitem interceptar mais partículas e também pólen, além de incorporar um sistema de carvão ativado que efetivamente remove diversos contaminantes prejudiciais à saúde dos ocupantes. Os resultados são impressionantes. Em um carro equipado com o novo multifiltro, a quantidade total de micropartículas menores que 0,4 μm foi 70% inferior à encontrada no interior de um carro sem o filtro, de acordo com os testes padronizados realizados pela Volvo com o componente. Isso é um ganho significativo, por conta de estudos que demonstram os malefícios que partículas menores que 10 μm podem causar à saúde, como dificuldade de respirar e infecções de garganta.
O filtro é um elemento do inovador Air Quality System (IAQS) da Volvo Cars. Outro elemento é o sensor que monitora o ar que entra na cabine com substâncias nocivas. Se a quantidade de substâncias perigosas fica muito elevada (como ocorre quando se anda dentro de um túnel), a tomada de ar externa é fechada automaticamente. Juntos, o multifiltro e o sensor mantêm fora do carro diversos poluentes perigosos, incluindo: Óxido de nitrogênio, Hidrocarbonetos, Ozônio no nível do solo e Gases e outros odores desagradáveis.
A abordagem CleanZone
Filtrar o ar externo é apenas uma parte do conceito CleanZone para melhorar o meio ambiente do motorista. A outra é minimizar as emissões perigosas do carro. E a Volvo Cars tem uma série de programas em andamento para alcançar isso. Os motoristas, por exemplo, quando destravam o carro por meio do controle remoto, ativam automaticamente um sistema de ventilação da cabine, por um minuto, eliminando odores e renovando o ar interno antes de o motorista entrar.
Mas, de fato, o trabalho para minimizar as emissões no interior do carro começa antes de o carro ser feito, com um controle rígido das substâncias que podem ser utilizadas no interior. E a Volvo Cars é a líder na indústria na substituição de materiais por outros menos tóxicos e com menos quantidade de aditivos perigosos. A Volvo Cars implantou um rígido programa de testes para monitorar e controlar emissões dos materiais que fazem parte do interior. Esse programa inclui investimentos no Volvo Cars Nose Team, cujos membros são habilitados a identificar diferentes odores dos objetos para determinar se eles são aceitáveis ou não.