Mitsubishi traz futuro para o Salão com Concept GC PHEV
0
Posted
3 de novembro de 2014 by bisponeto in
O futuro está presente no Salão do Automóvel. A Mitsubishi Motors apresenta o Concept GC PHEV, um conceito que explora as novas tecnologias em um veículo moderno, inteligente e econômico. O Concept GC PHEV é um SUV híbrido, concebido para rodar com a máxima eficiência possível, economizando combustível e beneficiando o meio ambiente. Além, é claro, de ser um carro muito confortável e com espaço de sobra para toda a família. O veículo tem linhas fortes e robustas e transmite a sensação de que foi esculpido em um único bloco, graças a seu projeto inovador e construção sofisticada. É equipado com faróis e lanternas em led e a Daytime Running Light, uma luz diurna que traz muito mais segurança para rodar durante o dia.
Em seu DNA, o verdadeiro espírito 4×4 da Mitsubishi Motors está presente em todos os detalhes, como na tração integral S-AWD, que permite rodar tanto na cidade, como no off-road, com o máximo de conforto e segurança. Este conceito antecipa as tendências que os carros apresentarão no futuro, como a mesa tátil sensível ao toque ao centro da cabine. Com a navegação similar aos tablets, motorista e passageiros poderão programar a rota a seguir, interagir com o veículo e até acessar a internet com um simples toque, além de usufruir de entretenimento a bordo, como filmes e jogos, sem interferir na condução do veículo e apreciar a vista com o teto sky view.
Antecipando o futuro
O Concept GC PHEV não tem a tradicional coluna B, localizada ao centro do veículo, fazendo com que as portas, dianteiras e traseiras, abram em sentidos opostos, oferecendo excelente acesso ao espaçoso interior. Este SUV possui nas colunas A e partes superiores das portas, monitores que mostram imagens externas em tempo real, fazendo com que pareçam peças translúcidas. Não há “pontos cegos” e o motorista tem total visão do que acontece ao seu redor.
A tecnologia está sempre presente e para facilitar a condução. Entra em cena a realidade aumentada com imagens projetadas no para-brisa, que traz alertas de trânsito, informações de outros veículos e pedestres, por exemplo. O modelo consegue detectar em frações de segundo a aproximação de outros veículos e pedestres em rota de colisão, graças ao moderno sistema de comunicação entre veículos e entre os pedestres.
Moderno e tecnológico, o Concept GC PHEV não tem retrovisores e tudo pode ser visto através de câmeras espalhadas em toda a lateral. Além do novo design, a grade frontal conta com abertura variável, que facilita na refrigeração dos motores. O veículo é equipado com um sistema de reconhecimento dos sinais de trânsito, que auxilia o motorista a trafegar nos grandes centros. Um radar detecta a presença de pedestres em risco de colisão com o veículo e avisa ao motorista a tempo de evitar acidentes.
Para as longas viagens, o Cooperative Adaptive Cruise Control (CACC), atua como um sistema de monitoramento do tráfego e a distância do Concept GC PHEV para outros veículos. Desta forma, o condutor programa a velocidade que deseja andar e o carro cuida de todos os detalhes, inclusive da rota. Já o Leen Keep Assist (LKA) vai além de um sistema de alerta de faixas e não deixa o veículo sair da faixa de rolamento involuntariamente.
Assim que entra no carro, o Concept GC PHEV monitora o motorista. Tudo isso para evitar acidentes, já que o veículo consegue detectar sinais de cansaço ou mesmo um cochilo ao volante. O sistema de tração S-AWC (Super All Wheel Control) do Concept GC PHEV é controlado eletronicamente, com excelente estabilidade para percursos on e off-road.
Tecnologia Híbrida
O Concept GC PHEV é um veículo híbrido plug-in, ou seja, pode ser carregado em qualquer tomada convencional e através dos quick chargers, que fazem a carga rápida da bateria. Com perfil aerodinâmico, o veículo tem baixo coeficiente de atrito, resultando em ótimo consumo de energia e combustível. O veículo é equipado com dois motores: um 3.0 V6 MIVEC Supercharged a gasolina, que gera 340 cv, e outro elétrico de 95 cv. O Concept GC PHEV é capaz de rodar tanto no modo puro elétrico, como com o motor à combustão, que tem uma transmissão de oito velocidades.
As baterias são de alta capacidade, 12 kw/h, e o veículo é capaz de fornecer energia para um casa com consumo médio por até um dia. Se utilizado o motor como gerador a capacidade aumenta para 13 dias. O sistema de tração S-AWC (Super All Wheel Control) tem diferencial central e dianteiro LSD, controlados eletronicamente e diferencial traseiro E-AYC (Electric – Active Yaw Control). As rodas de 22″ vem com pneus 285/45 de alta performance para uso urbano e off-road.
Em seu DNA, o verdadeiro espírito 4×4 da Mitsubishi Motors está presente em todos os detalhes, como na tração integral S-AWD, que permite rodar tanto na cidade, como no off-road, com o máximo de conforto e segurança. Este conceito antecipa as tendências que os carros apresentarão no futuro, como a mesa tátil sensível ao toque ao centro da cabine. Com a navegação similar aos tablets, motorista e passageiros poderão programar a rota a seguir, interagir com o veículo e até acessar a internet com um simples toque, além de usufruir de entretenimento a bordo, como filmes e jogos, sem interferir na condução do veículo e apreciar a vista com o teto sky view.
Antecipando o futuro
O Concept GC PHEV não tem a tradicional coluna B, localizada ao centro do veículo, fazendo com que as portas, dianteiras e traseiras, abram em sentidos opostos, oferecendo excelente acesso ao espaçoso interior. Este SUV possui nas colunas A e partes superiores das portas, monitores que mostram imagens externas em tempo real, fazendo com que pareçam peças translúcidas. Não há “pontos cegos” e o motorista tem total visão do que acontece ao seu redor.
A tecnologia está sempre presente e para facilitar a condução. Entra em cena a realidade aumentada com imagens projetadas no para-brisa, que traz alertas de trânsito, informações de outros veículos e pedestres, por exemplo. O modelo consegue detectar em frações de segundo a aproximação de outros veículos e pedestres em rota de colisão, graças ao moderno sistema de comunicação entre veículos e entre os pedestres.
Moderno e tecnológico, o Concept GC PHEV não tem retrovisores e tudo pode ser visto através de câmeras espalhadas em toda a lateral. Além do novo design, a grade frontal conta com abertura variável, que facilita na refrigeração dos motores. O veículo é equipado com um sistema de reconhecimento dos sinais de trânsito, que auxilia o motorista a trafegar nos grandes centros. Um radar detecta a presença de pedestres em risco de colisão com o veículo e avisa ao motorista a tempo de evitar acidentes.
Para as longas viagens, o Cooperative Adaptive Cruise Control (CACC), atua como um sistema de monitoramento do tráfego e a distância do Concept GC PHEV para outros veículos. Desta forma, o condutor programa a velocidade que deseja andar e o carro cuida de todos os detalhes, inclusive da rota. Já o Leen Keep Assist (LKA) vai além de um sistema de alerta de faixas e não deixa o veículo sair da faixa de rolamento involuntariamente.
Assim que entra no carro, o Concept GC PHEV monitora o motorista. Tudo isso para evitar acidentes, já que o veículo consegue detectar sinais de cansaço ou mesmo um cochilo ao volante. O sistema de tração S-AWC (Super All Wheel Control) do Concept GC PHEV é controlado eletronicamente, com excelente estabilidade para percursos on e off-road.
Tecnologia Híbrida
O Concept GC PHEV é um veículo híbrido plug-in, ou seja, pode ser carregado em qualquer tomada convencional e através dos quick chargers, que fazem a carga rápida da bateria. Com perfil aerodinâmico, o veículo tem baixo coeficiente de atrito, resultando em ótimo consumo de energia e combustível. O veículo é equipado com dois motores: um 3.0 V6 MIVEC Supercharged a gasolina, que gera 340 cv, e outro elétrico de 95 cv. O Concept GC PHEV é capaz de rodar tanto no modo puro elétrico, como com o motor à combustão, que tem uma transmissão de oito velocidades.
As baterias são de alta capacidade, 12 kw/h, e o veículo é capaz de fornecer energia para um casa com consumo médio por até um dia. Se utilizado o motor como gerador a capacidade aumenta para 13 dias. O sistema de tração S-AWC (Super All Wheel Control) tem diferencial central e dianteiro LSD, controlados eletronicamente e diferencial traseiro E-AYC (Electric – Active Yaw Control). As rodas de 22″ vem com pneus 285/45 de alta performance para uso urbano e off-road.