Foton lança caminhão de 10 toneladas
Possui entreeixos de 3360 mm, 3800 mm e 4500 mm. Com a medida de entreeixos de 3360 mm, o veículo atende a aplicação VUC (veículo urbano de carga) exigida na cidade de São Paulo e demais grandes metrópoles do Brasil para acessar zonas de restrições de circulação de veículos de carga. Desenvolvido em conjunto pelas equipes de engenharia do Brasil e da China para a criação de um caminhão especialmente destinado ao mercado brasileiro, a Foton Caminhões investiu mais de R$ 2 milhões em esforços de engenharia e homologação do produto. Ciente das necessidades dos clientes e das características do segmento de leves, a Foton concebeu um caminhão ideal para aplicações em grandes centros urbanos, pois alia agilidade no trânsito com a alta capacidade de carga, perfeito para entregas urbanas e intermunicipais. Usualmente são implementados com baús ou carrocerias de carga seca (abertas). Mas também podem receber outros implementos como tanques de água, coletor de resíduos, bebidas, gás, entre outros.
A força do Foton 10-16 DT vem do motor Cummins de 3.8 I, com 160 cv, torque de 600 Nm e elevada capacidade de carga com PBT de 9.500 kg, podendo ser trucado, o que eleva sua capacidade para 13.000 kg de PBT. Outro diferencial do modelo é sua conceituada caixa de transmissão ZF-6-S-500 de seis marchas, com “over drive” que faz com que o motor trabalhe em menor rotação, aumentando sua vida útil, oferecendo inclusive entrada para tomada de força. O Foton 10-16DT foi concebido para oferecer o máximo conforto aos seus ocupantes. Possui excelente harmonização no conteúdo da cabine e facilidade de basculamento, que ocorre por meio de alavancas de alta resistência, leves no seu acionamento, sendo este outro destaque na ergonomia do produto. Tem tanque de combustível com capacidade para 120 litros, suspensão reforçada e quadro do chassi diferenciado.
Itens de série
Sua lista inclui como itens de série: defletor aerodinâmico no teto, que contribui para redução de consumo nos veículos equipados com baú; ar condicionado, vidros com acionamento elétrico; rádio com saída auxiliar, itens inexistentes ou opcionais nos produtos da concorrência; cobertura do degrau de acesso à cabine também de série, a fim de evitar abordagens externas indesejáveis e garantir maior segurança; generoso ambiente interno com diversos nichos para acomodar documentos, notas fiscais e objetos pessoais dos ocupantes; coluna de direção ajustável em inclinação e altura, ergonomia perfeita aos diversos perfis de motoristas. Freios de serviço a ar dotado de ABS e de estacionamento com molas acumuladoras (spring brake), longarinas do chassis com modulo seccional de alta resistência garantem a durabilidade do produto. O novo caminhão foi desenvolvido para ser um legítimo 10 toneladas e está disponível na rede de concessionárias da marca em todo o Brasil.