Citroën DS Divine Concept
O conceito foi concebido na forma de um “hatchback” de porte médio com quatro portas e linhas de estilo futurista. Na dianteira, o DS Divine Concept chama atenção pelos faróis retilíneos integrados às formas da grade e iluminados por luzes de LED de última geração. Sua traseira, curiosamente, chama atenção por não possuir qualquer tipo de janela. A visibilidade, dessa forma, é fornecida ao motorista através de câmera que reproduz as imagens na cabine. Esta, como em todo protótipo, se destaca pelas formas incomuns e pouco convencionais. É uma mistura de uma perua e um cupê, mas com dimensões próximas ao DS4.
São 4,21 metros de comprimento, mas os 1,98m de largura representam um ganho de 17cm, e os 1,35m de altura os o torna 18cm mais baixo. As portas têm abertura para cima, do tipo “asa de gaivota”. O carro em si é uma viagem, bastante futurista. O teto representa escamas que cobrem até o local que seria do vidro traseiro. Seu interior tem praticamente três ambientes distintos, separados por largo console central. O acabamento do interior tem bordados da Lesage e cristais Swarovski.
Como é um conceito, o Divine DS pode jogar fora algumas regras. Tudo forma um “cockpit” para o motorista que tem os instrumentos diante de si em uma espécie de “head-up display” enorme e que precisa recorrer a uma tela de 10,4 polegadas colocada no teto, substituindo o espelho retrovisor para controlar qualquer configuração do veículo. O volante, retangular, é uma verdadeira escultura, promessa de sensações ao dirigir.
Finalmente, as rodas de 20 polegadas apresentam um “design” completamente inovador, com raios flutuantes que não são ligados ao centro das rodas. Uma façanha tecnológica que dá às rodas um aspecto aéreo e que sugere a aerodinâmica do Divine DS. O Divine DS é equipado com uma motorização 1.6 THP turbo com injeção direta de gasolina. Esse motor gera 270 cv, combinando perfeitamente com o temperamento dinâmico do Divine DS. Seu torque máximo é de 330 Nm, estando disponível entre 1.900 rpm e 5.500 rpm. Alto desempenho não significa renunciar o respeito ao meio ambiente, uma vez que esse motor atende às normas Euro6 e emite apenas 145 g/km de CO2.
Afirma Yves Bonnefont, diretor-geral da marca DS, que o “Divine DS expressa perfeitamente a personalidade única da DS”.