Honda CG 150 Titan 2015 ganha freios CBS

0
Posted 5 de agosto de 2014 by bisponeto in
Pioneira, a Honda foi responsável pelo desenvolvimento do sistema de freios CBS em motocicletas Em 1982, o sistema foi instalado pela primeira vez na Touring Gold Wing GL 1200. Após 11 anos, passou a equipar a linha mais esportiva, com a CBR 1000F. Atualmente representa uma tecnologia aplicada a modelos como as “scooters” Lead e PCX. Agora a Honda surpreende e lança no Brasil a primeira motocicleta de baixa cilindrada do mundo equipada com sistema de freio CBS (Combined Braking System).

Trata-se da CG 150 Titan CBS 2015, que terá a tecnologia disponível nas versões ESD e EX. O sistema CBS pode reduzir em até 20% a distância percorrida por uma motocicleta na frenagem, em comparação com os freios padrão. Além disso, também oferece uma condição mais equilibrada na aplicação dos freios dianteiro e traseiro, o que contribui por minimizar os erros frequentes cometidos por motociclistas, em especial os iniciantes.

Lançada no mercado brasileiro em 1976 e líder absoluta de seu segmento, a CG 150 Titan chegou à oitava geração em 2013 com melhorias que permanecem no modelo 2015. O painel de instrumentos segue digital e integrado à carenagem, com indicação eletrônica de velocidade a partir de sensor instalado no câmbio por meio de um cabo de aço ligado à roda dianteira. O painel, com “display” em tom azul, dispõe de hodômetro total e parcial, velocímetro e relógio. A moto é equipada com motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, 4 tempos, de 149,2 cm3, arrefecido a ar, com comando de válvula no cabeçote e balancins roletados. Primeiro modelo bicombustível (flex) do mercado brasileiro e do mundo, a CG 150 Titan, quando abastecida com gasolina, gera potência máxima de 14,2 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,32 kgf.m a 6.500 rpm. Se o combustível escolhido for etanol, a potência máxima passa a ser de 14,3 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 1,45 kgf.m a 6.500 rpm.

O CBS que passa a equipar a CG 150 Titan é diferente do presente nas “scooters” da marca por combinar o funcionamento hidráulico e mecânico do sistema de frenagem. Assim, ao acionar o pedal de freio traseiro, o sistema de freio dianteiro é acionado automaticamente, por intermédio de um cilindro mestre, distribuindo hidraulicamente a força por todo o conjunto. Como resultado, a proporção de frenagem passa a ser de 66% para a roda traseira e 34% para a dianteira.

A CG 150 Titan CBS, oferecida nas cores preta (ESD), vermelha com a tampa lateral branca (ESD e EX) e tricolor (EX), tem preços sugeridos de R$ 7.680,00 para a versão ESD e R$ 8.180,00 para a EX. Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Be the first to comment!


Leave a Response


(required)