Metropolitano de Curitiba: Mais de 70 carros disputaram 4.ª etapa no AIC
– Grids de largada –
Durante os treinos classificatórios que definiram os grids de largada, os três primeiros por categoria foram: Marcas “A”: 1.º) Valmor Emílio Weiss (PR), 1min40s334; 2.º) Gustavo Magnabosco (SC), 1min40s420; 3.º) Marcel Sedano (SC), 1min40s485. Marcas “B”: 1.º) Vinícius Simão/Cláudio Simão (SC), 1min40s844; 2.º) Elberto Alves/Rafael Bastos (SC), 1min41s139; 3.º) Marcelo Cancelli (SC), 1min41s396. Marcas Sênior: 1.º) Algacir Sermann Filho/Beto Cazuni (PR), 1min40s761; 2.º) Marcos Ramos/José Cordova (PR), 1min40s881; 3.º) Samir Guimarães/Braz Neto (PR), 1min42s447. Turismo 5000 “A”: 1.º) Maurício Reuter (SC), 1min36s458; 2.º) Marco Antonio Garcia (PR), 1min36s582; 3.º) Odair Costa Jr (SC), 1min36s758. Turismo 5000 “B”: 1.º) Márcio Reuter (SC), 1min38s146. Turismo 1.6 “A”: 1.º) Andrei Carta/Ruslan Carta Filho (PR), 1min41s344; 2.º) Billy Gabardo/Felipe Lobo (PR/SC), 1min41s754; 3.º) Beto Baú/Rodrigo Kostin (PR), 1min42s400. Turismo 1.6 “B”: 1.º) Mitsui Duzanowski (SC), 1min41s899; 2.º) Felipe Santos/André Gaggin (SC), 1min42s582; 3.º) Ernani Rezende Kunh (SC), 1min42s865. Fórmula Premium Light: 1.º) Leonardo de Souza (PR), 1min18s038; 2.º) Luiz Henrique Zornig, 1min29s791; 3.º) Fabiano Sabadin (PR), 1min31s425. E na Fórmula Prêmium: 1.º) Felipe Ortiz (PR), 1min34s087; 2.º) Alex Morais (PR), 1min36s112; e 3.º) Agostinho Setti (PR), 1min37s136.
– Marcas –
Com o segundo maior grid da etapa com 24 carros, a largada da primeira bateria das categorias Marcas “A”, “B” e Sênior, teve o pole position Valmor Emílio Weiss perdendo a liderança da prova na primeira volta para Marcel Sedano, seguido de Ruslan Carta Filho, Gustavo Magnabosco, Valmor Emílio, Eduardo Scheer, Jorge Martelli, Marcos Ramos e Eduardeo Berlanda. A “briga” era boa entre os seis primeiros nas primeiras voltas, com Sedano e Valmor Emílio até a bandeirada final, mas num toque com Magnabosco, valmor caiu para a terceira posição. Ao fim de 20 voltas, a vitória na Geral e Marcas “A” foi de Marcel Sedano, com tempo total de 33min48s568, seguido de Ruslan Carta Filho, a 1s172, Valmor Emílio, a 2s273, Davi Dal Pizzol, a 4s260, Eduardo Berlanda, a 12s593, e em sexto lugar, Wanderlei Berlanda, a 19s103. Na Marcas “B” venceu Cláudio Simão, com o tempo de 34min11s835, com Elberto Alves em segundo, a 1s710, Marcelo Cancelli em terceiro, a 18s631, Fernando Miranda em quarto, a 57s036, e, Lúcio Seidel em quinto lugar, a nove voltas. E na Sênior, vitória de Marcos Ramos, com tempo de 34min19s843, vindo a seguir Algacir Sermann Filho, a 0s277, Samir Guimarães, a 45s077, e em quarto lugar, Evandro Maldonado, a seis voltas.
Na largada da segunda prova das categorias Marcas “A”, “B” e Sênior, Marcel Sedano largou na pole position, mas perdeu a “ponta” da prova na primeira volta para Valmor Emílio após acidente no fim da reta. Eduardo Berlanda assumiu o segundo lugar seguido de Andrei Carta, Jorge Luiz Martelli, Davi Dal Pizzol, Yukio Duzanowski, Wanderlei Berlanda e Beto Cazuni. A grande “briga” do início da prova, na Geral e Marcas “A”, foi entre os quatro primeiros Valmor Emílio Weiss, Eduardo Berlanda, Andrei Carta e Jorge Luiz Martelli pela liderança na Geral. Ao fim de 20 voltas, a vitória na Geral e na Marcas “A” foi de Valmor Emílio Weiss, com tempo total de 33min55s124, seguido de Eduardo Berlanda, a 0s548, Jorge Luiz Martelli, a 7s396, Andrei Carta, a 9s167, Davi Dal Pizzol, a 10s148, e, Gustavo Magnabosco, a 15s405. Na Marcas “B” venceu Marcelo Cancelli, no tempo total de 34min20s677, com Vinícius Simão em segundo, a 0s526, Jones Salvaro em terceiro, a 31s457, e, Rafael Bastos em quarto, a dez voltas. E na Marcas Sênior, vitória de Beto Cazuni, com tempo de 34min04s405, vindo a seguir José Cordova, a 20s795, Braz Neto, a 55s234, Karl Raucher, a uma volta, e, Evandro Maldonado, a cinco voltas. A volta mais rápida das duas provas foi de Davi Dal Pizzol, na 13.ª passagem da primeira corrida, com o tempo de 1min40s496, à média de 132,366 km/h.
– Turismo 5.000 –
Na prova das categorias Turismo 5000 “A” e “B”, a primeira corrida de 15 voltas teve nove participantes e muitas disputas em vários pontos da pista. O pole position Maurício Reuter perdeu a liderança na largada para Marco Antonio Garcia, mas recuperou-se no decorrer da prova, num “pega” que durou até a bandeirada final, onde eram seguidos por Odair Costa Jr, Anderson Andrade, Marco Aurélio Garcia, Armin Kliewer e Márcio Reuter. Na primeira volta o carro de Richard Heidrich quebrou e o piloto abandonou a corrida. Ao fim de 15 voltas, vitória de Maurício Reuter, na Geral e na Turismo 5.000 “A”, com tempo de 24min36s565, seguido de Marco Antonio Garcia, a 0s180, Odair Costa Jr, a 4s568, Anderson Andrade, a 6s365, Marco Aurélio Garcia, a 9s124, e, Armin Kliewer, a 10s295. Na Turismo 5.000 “B” venceu Márcio Reuter, com tempo de 24min54s348.
A segunda prova das categorias Turismo 5000 “A” e “B”, que largou com o grid invertido foi repleta de emoção até a bandeirada final. Na largada, o pole position Rubens Kliewer manteve a liderança na largada, seguido de perto por Odair Costa Jr, Maurício Reuter, Armin Kliewer, Marco Aurélio Garcia, Marco Antonio Garcia, Richard Heidrich e Márcio Reuter. Na terceira volta, a liderança já era de Odair Costa Jr, seguido de perto por Maurício Reuter e Marco Antonio Garcia. Odair Costa Jr primeiro sofreu pressão de Maurício Reuter e nas voltas finais de Marco Antonio Garcia, mas agüentou firme. Ao fim de 15 voltas, vitória de Odair Costa Jr, na Geral e na Turismo 5.000 “A”, com tempo de 24min41s180, seguido de Marco Antonio Garcia, a 0s410, Maurício Reuter, a 0s826, Marco Aurélio Garcia, a 6s519, Armin Kliewer, a 15s681, e, Rubens Kliewer, a 16s052. Na Turismo 5.000 “B” venceu Márcio Reuter, com 15 voltas completadas no tempo de 24min57s232. A volta mais rápida das duas provas foi de Maurício Reuter, na 3.ª passagem da primeira corrida, com o tempo de 1min36s376, à média de 138.022 km/h.
– Turismo 1.6 –
As categorias Turismo 1.6 “A” e “B”, com 28 participantes, teve a primeira prova muito disputada nas duas categorias. Na categoria “A”, Andrei Carta perdeu a liderança na largada para Felipe Lobo, mas recuperou a posição no decorrer da prova, vindo na “cola” Mitsui Duzanowski, Ernani Rezende Kuhn, Carlos Vaz e Rafael Lupatini. A “briga” entre os três primeiros durou a prova toda, com Andrei Carta e Felipe Lobo andando muito próximos. Depois de 19 voltas, vitória de Andrei Carta na Geral e Turismo 1.6 “A”, com tempo total de 33min50s095, seguido de Felipe Lobo, a 0s298, Carlos Vaz, a 22s425, Rafael Lupatini, a 30s918, Rodrigo Tassi, a 31s757, e em sexto lugar, Ariel Barranco, a 41s474. Na Turismo 1.6 “B” venceu Mitsui Duzanowski, com tempo de 33min50s958, com Ernani Rezende Kuhn em segundo, a 12s652, Danny Berte Jr em terceiro, a 23s853, Cherles Zimmermamm em quarto, a 27s475, Roberto Bonato em quinto, a 32s232, e Wilians Peres em sexto, a 32s972.
Muita disputa também na segunda prova das categorias Turismo 1.6, com Billy Gabardo assumindo a liderança na largada, seguido de perto por Ruslan Carta Filho, Mitsui Duzanowski, Ernani Rezende Kuhn, Marcelo Cordeiro, Stive Tokarski, Richard Heidrich, Danny Berte Jr, Alexandre Frankemberger e Ariel Barranco. O câmbio do carro de Ruslan Carta Filho quebrou e o piloto foi perdendo posições. Ao fim de 20 voltas, vitória de Billy Gabardo na Geral e na Turismo 1.6 “A”, com tempo total de 34min29s572, seguido de Marcelo Cordeiro, a 7s037, Richard Heidrich, a 9s343, Beto Cazuni, a 9s647, Stive Tokarski, a 24s094, e em sexto lugar, Ariel Barranco, a 29s878. Na Turismo 1.6 “B”, vitória de Mitsui Duzanowski, com tempo de 34min30s096, com Danny Berte Jr em segundo, a 24s549, Charles Zimmermamm em terceiro, a 26s427, Rodrigo Gil em quarto, a 29s571, Wilians Peres em quinto, a 29s819, e, André Gaggini em sexto, a 30s044. A volta mais rápida das duas provas foi de Andrei Carta, na 10.ª passagem da primeira corrida, com o tempo de 1min41s711, à média de 130,782 km/h.
– Fórmula Premium –
As categorias Fórmula Premium entrou na pista do AIC para a prova de 15 voltas, com dez carros no grid. O Fórmula de Leonardo de Souza, mais potentes, dominou a primeira corrida e venceu de ponta a ponta na Geral e Light, com tempo total de 21min25s956, seguido por Edson Silva, a 1min15s291, Fabiano Sabadin, a 1min46s405, Renan Pietrowski, a uma volta, e, Felipe Ortiz, a duas voltas. Na Premium venceu Alex Morais, com tempo de 21min53s338 e em segundo ficou Agostinho Setti, a 0s248.
Os pilotos da Fórmula Premium foram para a segunda corrida de 15 voltas com grande expectativa entre os sete pilotos inscritos. Novamente o fórmula de Leonardo de Souza, mais potente, dominou a prova. Os fórmulas de Alex Morais, Fernando Sabadin e Felipe Simonini quebraram logo na primeira volta e não pontuaram nesta prova. Após 15 voltas, a vitória na Geral e Light foi de Leonardo de Souza, com tempo de 22min00s504, tendo Luiz Henrique Zornig em segundo, a 25s770, Felipe Ortiz em terceiro, a 30s921, Renan Pietrowski em quarto, a uma volta, e, Edson Silva em quinto, a uma volta. Na Premium venceu Agostinho Setti, com tempo total de 22min04s149. A volta mais rápida das duas provas foi de Leonardo de Souza, na 4.ª passagem da primeira corrida, com tempo de 1min15s733, à média de 175,643 km/h.
A quinta etapa do Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos 2014 está marcada para os dias 23 e 24 de agosto, no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC).