Ford mostra o Troller T4 2015
O novo Troller T4 manteve muitas características visuais do conceito TR-X, mostrado em 2012 no Salão do Automóvel de São Paulo. Um dos destaques da nova geração do jipe da Ford, é a sua carroceria, agora feita de compósito, uma mistura de aço e fibra de vidro, mais leve e mais fácil de moldar. Fora isso, o T4 2015 recebeu estrutura tubular metálica interna que forma um tipo de “célula de sobrevivência” para os ocupantes.
Visando melhorar o espaço na cabine e o conforto ao rodar, sua carroceria também cresceu em comprimento (4.095 mm total), largura (1.977 mm) e distância entre-eixos (2.585 mm), Na parte de baixo, o chassi de longarinas foi todo refeito (a Ford informa ter mudado cerca de 1.700 dos mais de 2.000 componentes do T4), mantendo apenas os eixos rígidos Dana 44-3 na dianteira e Dana 44-4 na traseira, ambos com molas helicoidais. Toda a geometria da suspensão e acerto de molas e amortecedores também passou por revisões.
Mas é na mecânica que estão as principais novidades: o jipão da Ford adotou o motorzão 3.2 turbodiesel de cinco cilindros da Ranger, recalibrado para o T4, aliado a um câmbio manual de seis marchas e tração 4×4 com reduzida. Da Ranger também veio o seu painel de instrumentos (com direito até a computador de bordo), o volante e até mesmo alavanca de câmbio. Seu visual mais parrudo e moderno (tem até lanternas de LED’s) vem acompanhado de melhorias na capacidade fora-de-estrada. O novo Troller T4 2015 tem capacidade de atravessar alagados de até 80 cm – com a tomada de ar lateral elevada, que vem com pré-disposição para instalação de “snorkel” (acessório).
Para os “troleiros” mais radicais, a Ford também oferecerá pneus lameiros BF Goodrich 80% “off” e 20% “on” nas concessionárias da marca do oval azul. O espaço interno ficou mais amplo e os bancos oferecem um pouco mais de conforto. E o porta-malas está 40 litros maior, com 134 litros de capacidade. E conta ainda com freios a disco nas quatro rodas com ABS (e modo off-road). Haverá ainda uma linha de 130 acessórios, entre pára-choque “off-road” (mais alto), guincho elétrico, “snorkel” e até proteções inferiores com chapa de 6 mm, entre outros itens.
A convite da Ford, o AutomaniaNet vai ao Ceará para cobertura do evento de lançamento do no Troller 2015 e oportunamente divulgará mais detalhes do novo jipão da Ford. (Bispo Neto).