Volvo apresenta soluções de transporte de Curitiba em Paris
“Temos uma longa parceira com a Prefeitura de Curitiba e nos sentimos honrados em apresentá-la na feira. A cidade inovou ao apostar em um sistema de transporte urbano baseado em ônibus e virou referência ao criar o primeiro BRT do mundo. O espírito inovador de Curitiba somou-se ao espírito inovador da Volvo e nos levou a desenvolver, no Brasil, o ônibus biarticulado que se tornou um modelo global”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
Desde a instalação de sua planta fabril em Curitiba, no final da década de 70, a Volvo se comprometeu a trazer para o Brasil, e para a cidade, o que há de mais moderno e avançado em transporte. Os primeiros ônibus articulados da marca, com capacidade de transporte 80% superior os veículos que circulavam na cidade até então, entraram em operação no sistema de transporte urbano em 1980. Equipado com motor entre eixos e suspensão a ar era o que havia de mais avançado na época. Dez anos depois, a demanda aumentou e o sistema de transporte da cidade precisava de um ônibus maior, com mais capacidade de passageiros. Foi então que a Volvo desenvolveu, no Brasil, o ônibus biarticulado. Os primeiros veículos começaram a circular em 1992.
Em 2012, a cidade foi a primeira da América Latina a apostar em veículos menos poluentes em seu sistema de transporte urbano, e colocou 30 ônibus híbridos em circulação. “Nosso compromisso de trazer para a cidade, e para o Brasil o que há de mais moderno e inovador para um transporte público de qualidade se mantém”, destaca Pimenta. No ano passado, a Volvo assinou com a Prefeitura de Curitiba um termo de cooperação técnica, testar o “Green Light”, um dos projetos desenvolvidos pelo Grupo Volvo que contribui para a melhoria da mobilidade urbana.
BRT de Curitiba
O BRT é a espinha dorsal da Rede Integrada de Transporte de Curitiba, que atende em torno de 2,3 milhões de passageiros, por dia. O sistema conta com 81 quilômetros de corredores exclusivos, implantados em sistemas trinários, em que as faixas segregadas, exclusivas para os ônibus são ladeadas por vias de trânsito lento e têm, nas paralelas, avenidas de trânsito rápido com mão única e em sentido contrário.
Com frota de 1.940 ônibus, que representa menos de meio por cento da frota total de veículos de Curitiba (1,5 milhão), o transporte coletivo responde por 45% dos deslocamentos e atende a 74% da demanda por transporte da região metropolitana formada por 28 municípios, além da capital. Em Curitiba, 94% da demanda é atendida pela Rede Integrada. A cidade tem 1,8 milhão de habitantes, número que sobe para 3 milhões de habitantes se somada a população da Região Metropolitana.