Nome de novo sedã Ford será Ka+
Entre as principais novidades da nova geração do Ka está o novo motor 1.0 três cilindros com duplo comando de válvulas de 85 cv de potencia, quando abastecido com etanol. Com gasolina, a potência é de 80 cv. O modelo também terá sistema de partida a frio, que dispensa o uso do tanquinho de gasolina auxiliar em partidas.
Nas medições feitas em laboratório, pela montadora do oval azul, o carro registrou consumo combinado de gasolina de 13,8 km/l. Na cidade, o consumo foi de 13,1 km/l, enquanto na estrada o índice melhora para 15,1 km/l. Quando abastecido com etanol, o Ka apresentou consumo médio de 9,5 km/l, sendo que, no ciclo urbano, o valor é de 8,9 km/l e, no rodoviário, de 10,4 km/h. O índice de emissão de poluentes ficou em 95 gramas de CO² por km rodado.
Com esses valores, o novo Ka obteve nota máxima A no Conpet, o programa de etiquetagem veicular do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) como modelo mais econômico do País na categoria de veículos Compactos.
Mostrado na versão topo de linha SEL, o Ka+ traz comandos do som na direção e rodas de liga aro 15″ (mesmas do New Fiesta SE) com pneus 195/55. O hatch estréia apenas com motor 1.0 12V (o inédito tricilíndrico da Ford) e o sedã com propulsor 1.5 16V emprestado do New Fiesta. Desde as versões de entrada, haverá direção elétrica, travas/vidros dianteiros elétricos e ar-condicionado. E nas versões SEL, top de linha, estará disponível o controle de estabilidade ESP – pela primeira vez num carro 1.0 nacional, no caso do hatch.
O novo Ka será apresentado em agosto, ao passo que o Ka+ tem estréia prevista para setembro.