Ford introduz sistema inovador de airbag com o Mustang 2015
Feita de um novo tipo de plástico, a bolsa inflável fica integrada à tampa do porta-luvas e protege o joelho do passageiro da frente, como um airbag de joelho convencional montado sob o painel de instrumentos.
“Com este projeto inovador de airbag, desenvolvemos uma tecnologia que oferece proteção para os passageiros, ao mesmo tempo em que reduz o peso e permite maior flexibilidade de design”, destaca Sean West, gerente de Segurança Veicular da Ford.
Para criar o novo airbag, os engenheiros da Ford desenvolveram e testaram materiais e técnicas de construção inovadoras. Diferentemente do airbag tradicional de tecido, o novo sistema usa plástico injetado flexível, ensanduichado na tampa do porta-luvas. Assim que um impacto é detectado e classificado pelo sistema de sensores, a bolsa é inflada em direção às pernas do passageiro, proporcionando amortecimento como um airbag tradicional de joelho.
Por ser integrado ao porta-luvas, na borda do painel, o novo airbag não precisa “viajar” tão longe como um airbag convencional de joelho, que infla em direção ao chão antes de se curvar para cima. Além disso, como distribui a carga de impacto sobre uma área maior, ele pode operar com uma pressão menor de enchimento.
O resultado é um design 65% mais leve e uma bolsa 75% menor que a convencional, com o mesmo nível de proteção para o passageiro. O sistema conta também com acabamento mais discreto, sem costuras ou cobertura visíveis, e dá flexibilidade aos designers para colocar o painel mais próximo do pára-brisa, aumentando a sensação de espaço na cabine.
Com o desenvolvimento do novo airbag de joelho do Mustang, a Ford registrou 15 patentes nos EUA, além de outras pendentes. Ele é um dos itens de tecnologia do veículo, que tem um total de oito airbags, o dobro do modelo atual: dois de joelho, dois dianteiros, dois laterais, além de dois de cortina no modelo fastback, ou dois de cabeça no modelo conversível, montados nos bancos.
O novo Mustang conta com sensores de impacto na frente, laterais e centro do carro, além de sensor de capotamento, para controlar o funcionamento dos airbags e pré-tensionadores dos cintos de segurança, que apertam ainda mais o cinto dos ocupantes dos bancos dianteiros em caso de acidente para mantê-los em uma posição segura.