Curitiba recebe o 24.º Congresso & ExpoFenabrave
Segundo Flávio Meneghetti, o tema “Superação” vem ao encontro da realidade do Brasil e do setor automotivo, que prevê um cenário desafiador para a superação de resultados em 2014. “Nosso objetivo é buscar a superação e profissionalização crescentes, para termos um setor cada vez mais rentável e preparado para enfrentar cenários diversos”, disse Meneghetti.
O Congresso & ExpoFenabrave, realizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos e organizado pela Reed Exhibitions Alcântara Machado, já foi realizado na Capital do Paraná em 2007 e 2008. Ele volta à cidade com a expectativa de receber 3,5 mil pessoas, entre concessionários de veículos e lideranças do setor, como executivos de Associações de Marca, entidades internacionais e montadoras instaladas no Páis.
Alarico Assumpção Júnior, presidente executivo da Fenabrave e coordenador geral do evento, comenta que o retorno do Congresso & ExpoFenabrave a Curitiba, foi resultado de pesquisa realizada pela entidade junto aos concessionários de veículos. O resultado apontou o desejo geral de alternar a realização do evento em outras localidades além de São Paulo, onde vem sendo realizado nos últimos anos. “Estamos certos que a cidade de Curitiba, que hoje é a quinta mais rica do Brasil e que reúne em seu entorno, sete montadoras e diversos fornecedores de autopeças, será o local ideal para acolher o nosso evento este ano”, esclarece Assumpção Júnior.
Palestras
O 24.º Congresso & ExpoFenabrave contará com palestras baseadas em colunas de sustentação do negócio da distribuição de veículos. A primeira delas, segundo o coordenador temático do evento, Valdner Papa, será o seminário voltado à “Máxima Absorção do Pós-Vendas”, seguido pelo de “Negociação” e outro que terá tema relacionados ao “Uso Intensivo das Novas Tecnologias e do Ambiente Virtual (internet e mídias sociais etc).
“Estamos enfrentado momentos que demandam superação por parte do concessionário, para que possa enfrentar os desafios da economia e do mercado, que apontam para resultados mais modestos que em anos anteriores. Por isso, mais do que nunca, será preciso estar preparado para usar melhor as ferramentas existentes e descobrir outras, ainda não utilizadas ou poucas exploradas pelo empresário no Brasil”, afirma Papa, lembrando que, este ano, a Programação Temática do evento contempla várias palestras internacionais, onde os brasileiros conhecerão casos e fórmulas de sucesso utilizadas, por exemplo, pelos norte-americanos, para superar a crise de 2008.
Na Palestra Magna de abertura do evento, os participantes terão a oportunidade de ouvir o CEO da BMW do Brasil, Arturo Piñeiro, que apresentará a visão do mercado sob o ponto de vista da BMW do Brasil. Piñeiro, que comandará o início da produção da marca alemã no Brasil, na cidade de Araquari (SC), comentará ainda, aspectos mercadológicos, agora como um fabricante instalado no País.
Entre os workshops voltados para a área econômica, está o que será ministrado por Eduardo Giannetti da Fonseca, professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-SP) e membro do Conselho Superior de Economia da FIESP, e outro por Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (GV Agro).
ExpoFenabrave
Em paralelo ao 24.º Congresso, acontece a ExpoFenabrave, feira de negócios voltada ao Setor da Distribuição de Veículos Automotores que, em 2014, deve reunir mais de 70 marcas em uma área de 10 mil m², além de área externa de exposição. Segundo a direção geral do evento, estarão presentes expositores tradicionais da feira, como montadoras, empresas de F&I, consócio e de outros segmentos que se relacionam com as concessionárias de veículos de todo o Brasil.