Carro usado: o que verificar antes de fechar o negócio?

0
Postado 11 de junho de 2014 por bisponeto em
As vendas de carros seminovos estão aquecidas no Brasil. No primeiro trimestre de 2014 houve um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). O aumento foi ocasionado pelo alto preço do carro 0KM, que venderam 4,5% menos nos primeiros três meses do ano. Além do preço, outros atrativos levaram o consumidor a buscar carros seminovos. As garantias estendidas oferecidas pelas montadoras e a facilidade em encontrar veículos com grande lista de equipamentos são alguns fatores que podem elevar as vendas de seminovos em até 10% em 2014.

Mesmo com todos esses benefícios encontrados na compra, o consumidor deve prestar atenção em alguns detalhes antes de fechar negócio, itens fundamentais para sua segurança, evitando problemas e gastos futuros. O engenheiro de serviços da DPaschoal, Leandro Vanni, explica em quais condições devem estar bateria, pneus, amortecedores, suspensão, sistema de ventilação, freios e óleo para que o futuro proprietário tenha menos preocupações com o veículo. “Sempre leve o carro à um profissional de confiança e realize os testes visuais e técnicos para garantir um diagnóstico seguro e real das condições de cada item verificado”, ressalta Vanni. Veja as dicas do engenheiro:

Bateria

Observar as condições gerais da bateria, se a caixa não está estufada, os rótulos queimados nas bordas ou algum tipo de vazamento nos polos (zinabre). Além disso, dê cerca de três partidas seguidas no veículo para observar o comportamento da bateria.

Para qualquer sintoma descrito acima, será necessário uma investigação maior, pois pode ser necessária a troca da bateria ou manutenção elétrica.

Pneus

Observar se os pneus não estão carecas (abaixo do TWI 1,6 mm), se não apresentam desgaste irregular (o que pode representar despesa extra com pneu e até mesmo com a suspensão). “Nunca se esqueça de verificar a condição do estepe, pois você pode precisar dele quando menos esperar”, lembra Vanni.

Amortecedores / suspensão

Observar se os amortecedores não apresentam vazamento em uma analise visual. Ao rodar com o veículo em um teste prévio, observar se ele não apresenta estabilidade em curvas e se a suspensão não faz nenhum tipo de barulho estranho. Quando não puder fazer teste de percurso, comprima a suspensão para verificar o balanço do carro. Veículos que balançam demais podem estar com problemas e amortecedores molas e outros componentes.

Ventilação

Acione o sistema para verificar se o mesmo está “gelando”. Caso não pode ser necessária uma manutenção completa do sistema. Se estiver gelando pouco, pode ser realizada apenas a troca de filtros. Aproveite e faça higienização, que evita maus cheiros dentro carro e também a proliferação de ácaros que causam problemas respiratórios.

Freios

Observe durante teste de trajeto se há ruídos no momento de acionar os freios ou mesmo a percepção de pedal borrachudo. Esses são indícios de necessidade de manutenção. Com o veículo parado, analise se luzes de anomalia acendem no painel e a altura do freio de mão, que se estiver muito alto demonstra necessidade de ajuste ou manutenção completa do sistema de freios.

Óleo

Caso não tenha a etiqueta fixa no vidro, essa deve ser a primeira manutenção a ser realizada.

Alinhamento e balanceamento

“Desgaste irregular de pneus? Necessário verificar o alinhamento. Durante o teste de percurso, caso a direção apresente alguma vibração, realizar balanceamento; se estiver puxando ou volante torto, faça um alinhamento para garantir uma condução estável e segura”, finaliza o engenheiro.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)