F-1: Hamilton vence GP da Espanha
Esta foi a sua quarta vitória consecutiva nesta temporada, e que o levou a liderança do Mundial da F-1, superando Nico Rosberg, seu companheiro de equipe e segundo colocado na prova. Em 2014, Hamilton só não venceu o GP da Austrália, quando abandonou a prova. As vitórias na Malásia, Bahrein e agora na Espanha o levaram aos 100 pontos, três a mais do que Nico Rosberg. Esta foi a quarta dobradinha da Mercedes na temporada.
A equipe da Mercedes Benz lidera o Mundial de Construtores da Fórmula-1com uma diferença de mais de cem pontos sobre seu concorrente mais próximo, a Red Bull: 197 a 84. Felipe Massa terminou em 13º, bem atrás de Valteri Bottas, seu companheiro na Williams, que cruzou a linha de chegada em quinto lugar, à frente das duas Ferraris.
A PROVA
Hamilton e Rosberg mantiveram a ponta na largada, com suas Mercedes. Bottas tomou o terceiro lugar de Ricciardo. Na seqüência, apareciam Grosjean, Raikkonen e Alonso. Massa tentou ganhar algumas posições por fora, mas acabou não conseguindo, deixando apenas Button para trás, para subir para oitavo. No meio do pelotão, Vettel perdeu uma colocação e caiu para 16º. Mais atrás. Maldonado se enroscou com Ericsson e deram um passeio na grama. O venezuelano foi penalizado com cinco segundos a serem adicionados em sua parada nos boxes.
Como era esperado, em poucas voltas, Hamilton e Rosberg “sumiram” na frente dos rivais. Enquanto isso, Ricciardo ameaçava Bottas tentando recuperar o terceiro lugar. No 16ª volta Massa fez sua parada. Mas o líder Hamilton foi para os boxes na 19ª e acabou perdendo um pouco de tempo, pois os mecânicos demoraram a fixar sua roda dianteira esquerda. O que não o suficiente para perder a primeira posição para Nico Rosberg, que parou três voltas depois. A dupla da Mercedes, porém, adotou estratégias diferentes: Hamilton optou por um segundo trecho com pneus médios, enquanto Rosberg colocou compostos duros. Uma aposta do alemão para tentar superar o britânico.
Rosberg aos poucos foi se aproximando de Hamilton. Faltando 15 voltas ele estava a somente 2s do inglês. A sete voltas do final, Nico Rosberg reduziu a diferença para pouco mais de 1s. Um pouco mais atrás, Vettel ultrapassou Bottas e assumiu a quarta posição. A duas voltas da bandeirada final, Nico Rosberg ficou a menos de 1s para Hamilton, o que lhe dava o direito de usar a asa móvel, vital para ultrapassar em Barcelona. Ele “colou” de vez na última volta. Mas Hamilton não deu chances, e controlando a vantagem cruzou a linha de chegada com 0s6 de vantagem.
Massa apostou numa estratégia de três paradas nos boxes, mas teve desempenho discreto na pista e ficou fora da zona de pontuação. Para piorar, o brasileiro viu Valteri Bottas se destacar e terminar a prova na quinta posição. Fernando Alonso, Kimi Raikkonen, Romain Grosjean (Lotus), Sergio Pérez (Force India) e. Nico Hulkenberg (Force India) completaram a zona de pontuação. A próxima etapa da temporada da F-1 é o GP de Mônaco, em 25 de maio, no circuito de rua de Montecarlo.
Resultado final do GP da Espanha:
1.º) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 66 voltas em 1h41m05s155;
2.º) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s636;
3.º) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault), a 49s014;
4.º) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault), a 1m16s702;
5.º) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes), a 1m19s293;
6.º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1m27s743;
7.º) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 1 volta;
8.º) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 1 volta;
9.º) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes), a 1 volta;
10.º) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta;
11.º) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1 volta;
12.º) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes), a 1 volta;
13.º) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes), a 1 volta;
14.º) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault), a 1 volta;
15.º) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault), a 1 volta;
16.º) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1 volta;
17.º) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari), a 1 volta;
18.º) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari), a 2 voltas;
19.º) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari), a 2 voltas;
20.º) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault), a 2 voltas.