Dia do Automóvel: 13 de maio
A definição dada pelo dicionário Aurélio é clara sobre uma das paixões do brasileiro. E como todo brasileiro tem paixão pelas máquinas que desfilam nas ruas do País, a famosa frase “Quem Ama, Cuida” se encaixa na rotina dos proprietários de carros. Para ajudar àqueles que gostam de deixar a manutenção em dia, a DPaschoal, uma das maiores redes de serviços automotivos do Brasil, dá algumas dicas para manter o carro em ordem, evitando problemas futuros e garantindo uma circulação segura pelas ruas.
Verificar a calibragem dos pneus a cada 15 dias, de preferência antes de rodar grandes distâncias, inclusive do estepe, aumentando a pressão em mais 2 a 3 libras. Certifique-se das condições das palhetas e pára-brisa. Para isto, molhe o vidro e acione o limpador para verificar se as palhetas limpam corretamente. Analise a situação do sistema de suspensão; o correto é realizar manutenção a cada 10.000 km ou quando ouvir ruídos anormais vindo da suspensão, falta de estabilidade e desgastes irregulares nos pneus. Verificar numa reta se a direção do carro está puxando para os lados; isso pode indicar desalinhamento no veículo. Busque a ajuda de profissionais para ter certeza do diagnóstico;
Se ao dar a partida, o carro não pegou de primeira, verificar a condição da bateria, com ajuda de equipamentos especializados; Diversas doenças respiratórias podem ser desencadeadas em um ambiente fechado, que não tenha a renovação adequada de ar. O ideal é fazer a higienização do sistema de ventilação e ar-condicionado. Reconhecido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), este serviço garante a limpeza dos dutos de ventilação do seu carro, eliminando fungos, ácaros e bactérias que possam se esconder ali. Além, claro, de trocar os filtros de ar-condicionado e de cabine;
Checar o nível do óleo a cada 1.000km. Isso ajuda a manter o motor rodando macio, sem desgastes desnecessários. O sistema de freios é parte fundamental para a segurança do seu carro. É composto por pastilhas, discos, tambor, cilindros (mestre e de roda), pinça, servo freio, lona, sapata e fluido de freio. E também necessita ser revisado.