Perfil do público feminino brasileiro

0
Postado 11 de abril de 2014 por bisponeto em
De acordo com cálculos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), atualmente 45% das compras de veículos no País são feitas por mulheres. O avanço, de acordo com a pesquisa, se deve à ascensão profissional do público feminino, que passou a ocupar cargos mais elevados e conquistou maior poder aquisitivo.

As estatísticas do Banco Volkswagen, o maior banco de montadora do País, estão de acordo com este comportamento no setor automotivo. Com base nos dados de 2013, a instituição traçou o perfil da sua consumidora, que a cada ano adquire mais produtos, sobretudo os CDCs (Crédito Direto ao Consumidor), seguros contra roubo, furto e casco, e cotas de consórcio. No período, as mulheres representaram 33% dos clientes da companhia.

No ano passado, o Banco VW contemplou 136.923 consumidoras, cujo comportamento demonstrou que os planos de financiamento ainda são os mais procurados pelo público: 56% das mulheres adquiriram uma linha de crédito. O Consórcio Nacional Volkswagen foi à opção de 32% delas. Por fim, 11% contrataram uma apólice de seguro. A Região Sudeste mantém-se como maior mercado feminino do Banco Volkswagen.

Liderando o “ranking”, o Estado de São Paulo abriga 24% das consumidoras, seguido por Minas Gerais (11%) e Rio de Janeiro (8%). A análise também apontou a idade média das clientes da empresa, que oscila entre 35 e 50 anos. Na divisão por produtos, a faixa etária das que compram um CDC é de 44 anos; menor, a do consórcio fica em 37 anos; e a das que contratam um seguro é de 46 anos. Atenta às necessidades das mulheres, a corretora de seguros do Banco Volkswagen desenvolveu dois produtos customizados para esse público.

O Auto Mulher, em parceira com a SulAmérica, coloca à disposição da cliente uma central de atendimento exclusiva e muitas vantagens especiais, como a cobertura de franquia zero no primeiro acidente: se o veículo for batido, o primeiro conserto é por conta do Banco Volkswagen, que cobre todos os danos, além de outras vantagens. Mas Auto Mulher Porto Seguro, oferece ainda descontos na compra de cadeirinhas infantis em sistemas de segurança de circuito fechado de TV (CFTV) e na mensalidade de academia só para mulheres.

“Mais do que nunca, o público feminino confirma sua presença e importância no mercado de financiamento veicular, um bom termômetro para todos os demais segmentos. Consideramos importante compreender constantemente as especificidades desse público, e cada vez mais adequar produtos e serviços aos desejos das mulheres”, destaca Renata Antonucci Giannini, gerente executiva de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da instituição.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)