Ford entre na “moda” dos 3 cilindros
De acordo com a montadora do oval azul, o motor será 1.0 litro, o primeiro da marca com 3 cilindros flex. A maioria dos carros do segmento utiliza motores de 4 cilindros. Ainda de acordo com a Ford, o propulsor desenvolve 85 cavalos de potência, com etanol, e 80 cv, com gasolina, a 6.500 rotações por minuto. Isso o deixa à frente de rivais que também possuem versão 1.0 flex, como o Volkswagen Gol (76 cv com álcool), Fiat Uno e Palio (75 cv), Chevrolet Onix (80 cv) e Hyundai HB20 (80 cv), que também utiliza motor de 3 cilindros.
Outro que aderiu “à moda” de um cilindro a menos, foi o recém-lançado Volkswagen Up!, também é menos potente: 82 cv. O antigo Ka tinha motor de 72 cv (também quando abastecido com etanol) e o Fiesta Rocam, que deverá ser substituido pelo Novo Ka, tem 73 cv de potência, com a opção 1.0. O motor do Novo Ka também contará com a tecnologia que dispensa o “tanquinho” de partida a frio.
Há muito tempo que os motores de 3 cilindros são usados pela indústria. Mais modernos, aliam o tamanho menor a um desempenho de motor maior, contribuindo para que o carro fique mais leve e, conseqüentemente, consuma menos combustível. A Ford havia informado que o modelo será o mais econômico do segmento, mas ainda não informou os números de consumo de combustível. No mês que vem o propulsor vai passar pelo teste de laboratório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O Instituto dá notas de A a E para os carros que menos e mais consomem, respectivamente.
Informa a Ford que o equipamento é suave, “quieto” e conta com baixo nível de vibração, diferente dos motores de 3 cilindros mais antigos.
Um dos recursos usados para isso é a correia dentada ficar imersa em óleo. A montadora diz que ela fica alojada num compartimento dentro do motor e não exige verificação nem manutenção pelo período de 10 anos, ou 240.000 km de uso. A pré-produção do motor começou na nova fábrica e a comercialização será gradual, com produção em larga escala até o final do ano. Além da fábrica de Camaçari na Bahia, o mesmo propulsor é produzido na Alemanha, Romênia e China.