Ford comemora 95 anos no Brasil
No Brasil a linha atual da Ford é formada pelo New Fiesta Hatch e Sedan, Focus Hatch e Sedan, Fusion, EcoSport e Ranger, além do Edge e Fiesta Rocam. Na linha de caminhões, introduziu os extrapesados Cargo, os leves Cargo 816 e Cargo 1119 e ainda este ano deve lançar os novos modelos da Série F. A marca também trouxe grandes inovações em motores. Este mês, apresentou o motor 1.0 3C Duplo Comando do Novo Ka. Pouco antes, lançou o primeiro motor flex com injeção direta, o Duratec 2.0 Direct Flex, e um novo sistema de partida a frio, o Ford Easy Start, que dispensa o tanquinho adicional de gasolina. O Ford Fusion Hybrid, com motores a gasolina e elétrico, detém o título de carro mais econômico do País no ranking de consumo do INMETRO/CONPET.
Engenharia
O momento da Ford é marcado ainda pela internacionalização da engenharia brasileira. O EcoSport desenvolvido no Brasil é sucesso em dezenas de mercados da América do Sul, Europa e Ásia, incluindo China, Índia e Tailândia, e o Ka Concept, também criado no centro de desenvolvimento de Camaçari – um dos mais modernos do mundo – vai seguir a mesma trajetória. “A Ford está num momento muito positivo, tanto no mercado mundial como no Brasil, impulsionado pelo sucesso de suas plataformas globais. E muito mais está por vir em segmentos chaves do mercado”, destaca Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul.
História
Em 24 de abril de 1919, Henry Ford aprovou a instalação da primeira montadora de automóveis no Brasil. Hoje, além das linhas de montagem em São Bernardo do Campo, SP, e Camaçari, BA, a sua estrutura inclui a fábrica de motores e transmissões em Taubaté, SP, o Campo de Provas de Tatuí, SP, e a recém-inaugurada fábrica de motores 1.0 3C Duplo Comando Flex, a primeira do Nordeste brasileiro. A nova fábrica faz parte do investimento de R$4,5 bilhões programado pela Ford no período de 2011-2015, o maior da sua história.