Duster: um milhão de unidades produzidas
Peça-chave do crescimento internacional do Grupo Renault, o Duster é hoje o veículo mais vendido pela Renault em todo o mundo. Este importante marco ficará registrado de um modo especial pela divisão brasileiro, pois foi da linha de montagem da fábrica da Renault em Curitiba (PR) que saiu o Duster de número 1.000.0000.
Após o lançamento e de olho no sucesso obtido pela marca Dacia na Europa, a Renault aplicou sua marca com pequenas variações e passou a vendê-lo em mais de cem mercados em todo o mundo. “Duster é uma história de sucesso verdadeiramente global”, explica Arnaud Deboeuf, Diretor do Programa de Entrada do Grupo Renault.
O Duster é produzido sob as marcas Renault e Dacia em cinco fábricas diferentes em todo o mundo: Pitesti (Romênia), Curitiba (Brasil), Envigado (Colômbia), Moscou (Rússia) e Chennai (Índia). De acordo com a Renault, a Rússia (Renault) é até agora o maior mercado Duster com 151.633 unidades vendidas desde dezembro de 2011. A França (Dacia) vem em segundo lugar com 145.612 unidades vendidas. No Brasil (Renault), o utilitário já soma mais de 117.303 unidades, seguido da Índia (Renault) com 85.974 veículos e da Alemanha (Dacia) com 70.159.
Em Curitiba (Brasil), o Duster é fabricado sob a marca Renault desde outubro de 2011 para comercialização no Brasil e Argentina. A fábrica de Envigado (Colômbia) monta o Duster desde fevereiro de 2012 para comercialização na Colômbia, México, Equador, Chile, Peru e América Central.