Toyota lança 11.ª geração do Corolla no Brasil
São quatro as versões do Novo Corolla: GLi 1.8L com transmissão manual de seis velocidades; GLi 1.8L com transmissão automática Multi-Drive, que simula sete velocidades no modo Drive e no modo sequencial, por meio de trocas na alavanca de transmissão; e XEi e Altis, ambos 2.0L e equipados com transmissão automática Multi-Drive, que simula sete velocidades no modo Drive e ainda oferece ao motorista trocas de marchas manuais no modo sequencial, tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas localizadas atrás do volante.
O Novo Corolla chega para estabelecer um patamar inédito no segmento de sedãs médios do Brasil, segundo a montadora japoneza, por reunir qualidade construtiva única, design elegante e moderno, powertrain de última geração, que garante desempenho superior, pacote de equipamentos de conveniência exclusivo, amplo espaço interno e itens de segurança que excedem os parâmetros encontrados em veículos da mesma categoria. Tudo isto reforçado pelo alto padrão Toyota de “Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade”.
Motor
Dois tipos de motorização equipam o sedã médio da Toyota: 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 139 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com gasolina; e 144 cv, também a 6.000 giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 17,7 kgfm (com gasolina) e 18,4 kgfm (com etanol), sempre a 4.200 rpm. E 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 143 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com gasolina, e 154 cv de potência a 5.800 giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina) e 20,3 kgfm a 4.800 giros (com etanol). Ambos os motores são construídos com bloco e cabeçote de alumínio e oferecem a combinação perfeita entre desempenho, durabilidade e facilidade de reparação.
Partida a frio
Outra novidade é que o Novo Corolla vem equipado com o sistema de partida a frio, para utilização do etanol em baixas temperaturas, que dispensa o tanque de combustível auxiliar e, consequentemente, seu reabastecimento periódico com gasolina. No dispositivo da Toyota, os bicos injetores são dotados de um sistema que preaquece o etanol no momento da partida, quando o motorista vira a chave de ignição (GLi e XEi) ou aperta o botão de partida (Altis).
Transmissão Multi-Drive
A nova geração do Corolla está equipada com dois tipos de transmissões, uma manual de seis velocidades, na versão de entrada GLi, e a exclusiva transmissão automática Multi-Drive, presente nas demais. A transmissão Multi-Drive deriva da tecnologia CVT e foi adotada para atender ao gosto do consumidor brasileiro, que privilegia desempenho sem abrir mão do conforto e do baixo consumo de combustível. Seu diferencial é um software de gerenciamento, que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive. O resultado é uma sensação agradável ao dirigir, com o benefício da percepção das trocas de marchas, mas de uma maneira suave, sem os choques característicos das transmissões automáticas convencionais.
A transmissão Multi-Drive da Toyota oferece ao motorista, em todas as versões, a possibilidade de trocas manuais sequenciais, que podem ser feitas exclusivamente na alavanca de câmbio, na GLi. Já para as versões superiores XEi e Altis, as trocas sequenciais podem ser praticadas também por meio das borboletas localizadas atrás dos volantes. Estas duas versões do sedã contam também com a tecla “Sport Mode” que, quando acionada, altera o mapeamento do software de gerenciamento da transmissão e proporcionam ao Novo Corolla um comportamento dinâmico mais esportivo.
Cores e Preços
Sete cores estão disponíveis para o Novo Corolla. As já conhecidas Super Branco, Prata, Cinza, Preto e Azul, e as novas Vermelho e Branco Pérola. Os preços do modelo iniciam em: GLi Manual – 1.8L – R$ 66.570,00,00; GLi Multi-Drive – 1.8L – R$ 69.990,00; XEi Multi-Drive S – 2.0L – R$ 79.990,00; e Altis Multi Drive S – 2.0L – R$ 92.900,00.