Renault lança Kangoo 2015
E assim o espaço deixado pelo fim da produção da Kombi logo acirrou a disputa entre montadoras. Por isso a Renault aproveitou o momento para lançar a linha 2015 do Kangoo. A montadora francesa instalada no Paraná, aposta em sua capacidade de carga de 800 kg, (a maior da categoria) e também no preço mais baixo entre modelos os que oferecem porta lateral corrediça, a partir de R$ 41.850,00. Preço apenas R$ 1 mil a mais que o Kangoo sem esse opcional.
Para entrar nessa competição, o furgão Kangoo agora só está disponível na versão de carga. Foram extintos no Brasil os modelos de passageiros, que chegaram a ter opções de cinco ou sete lugares. O carro ganhou a nova identidade visual da Renault, com a logomarca francesa exposta na grade frontal. Os pára-choques, que eram pretos, agora são pintados na cor do veículo. Esteticamente, a mudança que mais chama atenção fica por conta da porta corrediça opcional na lateral direita do compartimento de carga. Além desta facilidade, o furgão da Renault conta ainda com portas assimétricas na traseira, sendo a esquerda maior que a direita, que possibilitam ângulo de abertura de 180°.
O modelo continua simples por dentro, seguindo o padrão adotado pela maioria dos veículos de trabalho. Os bancos ganharam novos tecidos. O painel de instrumentos e os revestimentos de portas vêm em tonalidade escura, cinzenta, e poucos são os recursos de conforto para quem vai guiar o furgão. O motor é o mesmo 1.6 16V Hi-Flex de antes, capaz de atingir 98 cv de potência quando abastecido com etanol e 95 cv de potência com gasolina no tanque. E seu torque máximo, de 15, 3 kgfm com etanol e 15,1 kgfm com gasolina, aparece em 3.750 rpm. Essa combinação aliada ao câmbio manual de cinco marchas, deu ao furgão nota “A” em sua categoria no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular desenvolvido pelo InMetro e pelo Conama.
Mas de acordo com a aferição realizada, o Kangoo faz 6,1 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada com etanol e 9,0 km/l em perímetro urbano e 10,9 km/l em rodovias com gasolina. Na disputa pelas vendas no segmento, o Kangoo enfrenta o Fiat Fiorino. Porém, o atual líder de vendas entre os furgões comporta quase 20% menos carga, com 650 kg de capacidade. Estima a Renault, que 80% dos Kangoo vendidos sejam com a porta lateral corrediça opcional.