Honda NM4 Vultus tem “design” revolucionário
O nome da moto reflete seu apelo visual, pois “Vultus” em latim significa “rosto”, “face” ou “expressão”. Sua plataforma é derivada do “maxi-scooter” Honda Integra, cujo motor é um dois cilindros paralelos de 745 cc com 8 válvulas, comando SOHC e transmissão de tecnologia de dupla embreagem da Honda chamada Dual Clutch Transmission (DCT) e corrente, a qual proporciona condução alternativa entre modos automático, “D” (Drive), “S” (Sport) e “MT” (Manual) de 6 velocidades, rendendo 54,4 HP de potência máxima a 6.250 rpm e torque máximo de 68 Nm a 4.750 rpm para propulsionar um peso de 245 Kg (em ordem de marcha).
Sua suspensão é por garfo telescópico e monoamortecedor traseiro com Pro-Link, roda de 18 polegadas na dianteira e 17 na traseira, calçadas com pneus 120-70 e 200-50, respectivamente, ou seja, um pneu bem largo na traseira. A altura do assento ao solo é também baixa, de apenas 650 mm. O freio conta com disco de 320 mm na frente e 240 mm atrás com ABS de série. E o chassi é do tipo diamante tubular de aço. Os piscas são em LED, sendo que os dianteiros estão integrados à carenagem.
A lanterna traseira também é em LED, assim como uma faixa de iluminação diurna em azul que contorna o farol. A moto tem espaços de armazenamento de objetos no frontal e sob o assento, tomada de 12V DC. Para maior comodidade do piloto, o assento do passageiro pode ser levantado para uma posição mais vertical e servir de apoio lombar. O painel de instrumentos é totalmente digital, multifuncional e com 4 opções de fundos coloridos. O tanque de combustível tem capacidade para 11,6 litros. A pintura é toda em preto metálico.
De acordo com a Honda, a concepção da NM4 Vultus é para uso urbano, mas também foi apresentada uma versão mais “touring”, a NM4-02, que vem equipada com maletas laterais rígidas integradas à carenagem e diferenciada por uma pintura em branco perolizado. A Honda apresentou a NM4 Vultus no Salão de Osaka, no Japão.