Honda inicia vendas da CB 500X
A moto completa a linha CB 500 no País e trata-se de uma opção com visual aventureiro, enquanto a R é esportiva e a F é “naked” (sem carenagens). A CB 500X, de acordo com a fabricante japonesa, deve ser o modelo mais vendido da linha, com expectativa de alcançar 8 mil unidades num ano, enquanto F e R devem chegar a 6 mil motos cada. Todas possuem como base o motor de dois cilindros e 471 cc, capaz de gerar 50,4 cavalos de potência a 8.500 rpm e 4,55 kgfm de torque a 7.000 rpm.
AVENTUREIRA
Mesmo dividindo a base com outras versões mais esportiva da CB 500, a proposta da CB 500X é ser u’a moto confortável, tanto para a estrada como para a cidade. Seu visual remete a motos aventureiras, apesar de seu “habitat” natural ser o asfalto. Com rodas de liga-leve de 17 polegadas e pneus “on-road”, o modelo não é indicado para rodar terrenos off-road sem muita aderência. Comparada às irmãs, a CB 500X tem suspensões mais longas e guidão mais alto, adequados a sua proposta “crossover”.
Com 195 kg, a motocicleta tem o maior tanque da linha CB 500, podendo levar até 17,3 litros, enquanto as outras CBs possuem compartimento para até 15,7 litros. De acordo com a Honda, na Europa a CB 500X pode alcançar autonomia de 467 km, resultando em média de consumo de 27 km/l.
Com carenagens nas laterais do tanque e bolha na dianteira, a CB 500X é a mais versátil da família CB 500.
URBANA
Vendida no Brasil desde o final de 2013, a CB 500F é a que possui proposta mais urbana da linha e também a mais barata. O modelo custa a partir de R$ 22.000,00 e pode chegar a R$ 23.500,00 com freios ABS.
ESPORTIVA
E apesar de ser muito similar a CB 500F, a CBR 500R é a mais esportiva da linha CB 500. Com carenagens que otimizam o efeito aerodinâmico e semi-guidões, o modelo deixa o piloto em posição mais radical. A moto é indicada a quem deseja entrar no mundo das motos esportivas, custando a partir de R$ 23.000,00 e chegando a R$ 24.500,00 com freios ABS.