Fiat mostra Panda Cross em Genebra
O modelo é equipado com sistema de transmissão “Torque on demand“, um equipamento que é ativado automaticamente, conforme a necessidade para que possa enfrentar situações mais difíceis. Também chega com ele o sistema ESC (Electronic Stability Control) completo, com função ELD (Electronic Locking Differential); que somados fornecem uma grande melhoria ao dirigir e ao arrancar em terrenos escorregadios.
Além disso, o Panda Cross também oferece seletor para os amantes da condução “off-road”, que por intermédio do “Terrain Control” o motorista pode optar por três modos diferentes para utilizar o sistema AWD (All Wheel Drive), são eles: AUTO – Distribuição automática de torque entre os eixos, de acordo com a aderência da superfície da estrada. LOCK – A tração 4X4 é sempre acionada para a melhor utilização do carro em fora-de-estrada, com distribuição de torque entre as quatro rodas, frenagem das rodas com perda de aderência (ou que escorregam mais do que as outras), desse modo transferindo a força para aquelas com mais aderência. E HILL DESCENT – Para uma performance segura em descidas íngremes, ou para descer vias extremamente irregulares o sistema ajuda no controle da velocidade.
No que diz respeito à estética, o Panda Cross foi projetado para torná-lo facilmente reconhecido, com linguagem estilística típica de um SUV. Seu novo visual traz um pára-choque que possui na parte inferior, a cor titânio acetinada, além de um “design” de orifícios que reinterpreta o tema “squircle” (quadrado com bordas circulares), característico do Panda.
Ganchos de reboque são visíveis, em vermelho brilhante, dando ênfase ao seu estilo “off-road”. O conjunto ótico também é novo. A lateral possui alguns elementos característicos, como as caixas de rodas pronunciadas, faixa lateral com o emblema “Cross” e novas barras de teto, que receberam também o acabamento na cor titânio acetinado. As rodas de liga de 15″ exibem “design” em V e acabamento de metal polido. A traseira é caracterizada por um novo pára-choque com o “design” e o mesmo acabamento do dianteiro, além de ponteira de escape cromada.
Com a conveniência das cinco portas e amplo espaço modular, o novo Panda Cross garante amplo espaço para os passageiros. O compartimento oferece acabamento em tecido exclusivo, volante e manopla de câmbio com revestimento em couro e acabamento diferenciado para o painel. Entre seus equipamentos estão: o inovador City Brake Control, sistema que reconhece a presença de outros veículos ou obstáculos à frente do automóvel, freando automaticamente caso o condutor não consiga intervir diretamente para evitar uma colisão ou atenuar suas conseqüências; ativo para velocidades de até 30 km/h.
Duas versões de motor estão disponíveis, ambas com Start&Stop, a de 80 HP 1.3 MultiJet II Turbo e a diesel e 90 HP 0.9 TwinAir Turbo a gasolina, este último com transmissão de 6 velocidades, com a primeira marcha reduzida.