F-1: Rosberg vence GP da Austrália
Após uma largada ousada, o piloto alemão tirou a liderança do companheiro de equipe para “sobrar” na prova. Com o triunfo, Nico repete o feito do pai, Keke Rosberg, vencedor do GP da Austrália de 1985, realizado em Adelaide. E Daniel Ricciardo, após colocar a RBR na primeira fila do “grid” e mostrar que a equipe tetracampeã não está totalmente fora da disputa pelo campeonato, assegurou o segundo lugar e sua estréia no pódio. A equipe austríaca só não teve mais motivos para comemorar porque Sebastian Vettel abandonou o RB10 ainda na quinta volta. Com o dinamarquês Magnussen em terceiro, a McLaren voltou a freqüentar o pódio após um longo jejum de 19 corridas.
Mas a alegria durou pouco. Uma hora depois do fim da prova, os comissários da FIA anunciaram que estavam investigando possíveis irregularidades no sistema de fluxo de combustível da RBR. Quase cinco horas depois, o veredicto: Ricciardo foi desclassificado. A escuderia austríaca até tentou apelar, mas a direção de prova não aceitou as explicações. Com isso, na prova vencida por Nico Rosberg, da Mercedes Benz , o dinamarquês Kevin Magnussen passou para a segunda posição em sua estréia e seu companheiro de McLaren, Jenson Button, subiu para terceiro, somando um pódio a sua carreira, mesmo sem participar da cerimônia de premiação.
FALTA DE SORTE
Incrível. Minutos depois da largada do GP da Austrália, que abriu a temporada 2014 da Fórmula-1, irritado, Felipe Massa cruzava o “paddock” com cara de poucos amigos. Sua estréia na Williams durou apenas alguns metros. Motivo: uma trapalhada de Kamui Kobayashi frustrou as expectativas pela estréia de Felipe Massa na temporada 2014. Na primeira curva, a Caterham do japonês acertou em cheio o FW36 do brasileiro, que saiu do “cockpit” inconformado com as circunstâncias do acidente. Logo após a prova, cobrou uma punição dura ao piloto da Caterham.
De acordo com a direção de prova, Kobayashi não teve culpa no acidente. Após examinarem o carro, os comissários identificaram “uma falha técnica grave completamente fora do controle do piloto” e não aplicaram nenhuma punição. A vitória no GP da Austrália ficou com Nico Rosberg, da Mercedes. Por ter saído na primeira curva, Massa assistiu a corrida no “hospitality Center” da Williams. Após a frustração com o acidente na estréia pela Williams, Felipe Massa espera dar a volta por cima no GP da Malásia, daqui a duas semanas. A Fórmula-1 segue agora para a Malásia. Os carros desembarcam no circuito de Sepang, em Kuala Lumpur, para a segunda etapa da temporada.
Confira o resultado do GP da Austrália:
1.º) Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1h32m58s710;
2. º) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes): +26s777;
3. º) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes): +30s027 ;
4. º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari): +35s284 ;
5. º) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes): +47s639;
6. º) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes): +50s718;
7. º) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari): +57s675 ;
8. º) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault): +1m00s441;
9. º) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault): +1m03s585 ;
10. º) Sergio Perez (MEX/Force India-Mercedes): +1m25s916;
11. º) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari): +1 volta;
12. º) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber-Ferrari): +1;
13. º) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari): +2 ;
14. º) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari)*: +8.
* Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) – desclassificado
Não completaram:
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault): 43 voltas;
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault): 29;
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault): 27;
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault): 3;
Lewis Hamilton (ING/Mercedes): 2;
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault): 0;
Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes): 0.