Yamaha lança a XTZ Crosser 150
Chama atenção no visual da Crosser 150, o bico vazado e o tanque elevado (com capacidade para12 litros) com tomadas de ar. Para aliviar o calor para o garupa, o escape foi posicionado de forma mais inclinada. A traseira conta com lanterna mais moderna que a da Lander 250 e seu bagageiro para 7 kg de carga, com alças de alumínio. O novo modelo vem com a proposta de aliar o DNA urbano com o espírito aventureiro que vem versões nas versões E e ED e foi desenvolvida especialmente para as estradas brasileiras.
Seu motor é exatamente o mesmo da Fazer 150, um monocilíndrico flex com injeção eletrônica que rende 12,2 cv de potência com gasolina e 12,4 cv com etanol a 7.500 rpm, sempre com torque de 1,28 kgfm a 6.000 rpm. Seu câmbio de cinco marchas e relação também foram mantidos da irmã “street”, assim como o belo painel que mescla instrumentos digitais e analógicos. Com suspensões de maior curso e rodas aro 19″ na frente (pneus 90/90) e 17″ atrás (110/90), o modelo é apto a enfrentar as esburacadas ruas brasileiras e também as infindáveis estradinhas de terra do interior do País. Seu peso aumentou 16 kg em relação à Fazer 150 (120 kg no total), mas o banco está 4 cm mais baixo se comparado ao da XTZ 125. Ou seja, a idéia era manter a facilidade de pilotagem mesmo para condutores de baixa estatura.
O lançamento para o público contará com ações intensas de mídia publicitária além de uma linha de financiamentos especial para Crosser 150cc. A Yamaha XTZ Crosser chega às concessionárias em duas versões: “E” com partida elétrica e freio dianteiro a tambor (R$ 9.050,00) e “ED” com partida elétrica e freio dianteiro a disco (R$ 9.350,00). Freio a tambor na frente? Sim, a Yamaha alega que ainda há muitos consumidores que preferem a resposta mais “mansa” do tambor, especialmente no nordeste do País. A nova XTZ 150 estará disponível a partir de abril, nas cores cinza grafite, branca e laranja.
A Yamaha espera vender este ano, entre 3 e 4 mil motos Crosser por mês, tudo isto baseado em três parâmetros: “design”, conforto e economia. Com a chegada do novo modelo, a marca japonesa espera aumentar sua participação de venda no segmento para 15% até o final de 2014.
Ficha Técnica
Motor: 4 tempos, SOHC , refrigerado a ar, 2 válvulas, monocilíndrico;
Cilindrada: 149 cc;
Potência máxima: 12.2 cv (gasolina) 12.4 cv (álcool) a 7.500 RPM;
Torque máximo: 1,28 kgf.m a 6.000 rpm;
Alimentação: Injeção eletrônica;
Câmbio: 5 velocidades;
Suspensão dianteira: Garfo telescópico / 180 mm;
Suspensão traseira: Braço oscilante Monoshock com link/56,5 mm;
Freio dianteiro: Disco de 230 mm ;
Freio traseiro: Tambor de 130 mm;
Pneu dianteiro: 90/90 – 19 M/C 52P;
Pneu traseiro: 110/90 – 17 M/C 60P;
Comprimento x Largura x Altura: 2.050 X 830 X 1.140 mm;
Distância entre eixos: 1.350 mm;
Altura do assento: 836 mm;
Peso seco: 120 Kg;
Tanque de combustível: 12 litros sendo que 3 litros é reserva;
Cores: laranja, Branca e Grafite.